domingo, 25 de agosto de 2013

Chá de Domingo #2: Antagonistas

O tema desta semana prende-se com os antagonistas, as personagens que se opõem ao herói de um livro, filme ou série.


O antagonista é por norma conhecido por mau da fita e é a personagem com objectivos concorrentes aos do herói. O coração da história é um conflito entre os dois.

Alguns exemplos mais memoráveis são: Sauron no Senhor dos Anéis, Lorde Voldemort no Harry Potter, os Porcos na Revolta dos Porcos, o Agente Smith no Matrix e o inspector Jevert nos Miseráveis. Por vezes, o antagonista é tão bem trabalhado e caracterizado que fica na memória mais tempo do que o próprio protagonista.

Há antagonistas que nos são tão bem apresentados que não conseguimos distingui-los do protagonista. São personagens com princípios e motivações que captam o interesse. Essas são as minhas história favoritas. Ken Follet é um mestre nessa arte e felizmente não é o único. Em grande parte dos seus livros, o antagonista é apresentado sem preconceitos e só através do desenvolvimento da história é que nos apercebemos quem ele realmente é.

Há outras histórias em que o antagonista não é uma personagem, mas antes um grupo de personagens. Pode até ser um objecto, mas é essencial para prender um leitor a um livro, porque sem ele a história não tem conflito. Quem é que se vai interessar por uma história sem conflito?


Quais são os vossos antagonistas favoritos? Quais a características que um um bom antagonista deve ter?

Nenhum comentário:

Postar um comentário