domingo, 31 de maio de 2015

Chá de Domingo #40: A Jornada do Herói - Acto 3

Se quiserem ler sobre A Jornada do Herói e um resumo dos três actos, podem fazê-lo aqui. Podem ler mais sobre o primeiro acto e também sobre o segundo.


Por fim, chegámos ao terceiro e último acto da Jornada do Herói. Este acto é conhecido por Regresso e está dividido entre dois a seis momentos.

Phil Cousineau dividiu o acto em 3 momentos: A Fuga Mágica, O Limiar do Regresso e Mestre de Dois Mundos. Chistopher Volger também divide em três momentos: O Caminho de Regresso, A Ressurreição e O Regresso com o Elixir. David Adams Leeming divide apenas em dois momentos: Morte e Ressurreição e Ascenção, Apoteose e Expiação. Por último, Campbell postula seis momentos: Recusa do Regresso, A Fuga Mágica, A Salvação Exterior, O Atravessar do Limiar de Regresso, Mestre de Dois Mundos, Liberdade para Viver.

O terceiro acto é o desenlace da narrativa. A Recusa do Regresso acontece quando o herói decide não abandonar o mundo a que entretanto se habituou e conquistou. Tal como no início, a personagem principal resiste à mudança. Assim que o herói obtém o prémio, poderá ser necessário que fuja dos seus guardiões. Esse momento é chamado de Fuga Mágica e pode ser tão perigoso como o embarcar inicial na aventura. A Salvação Exterior trás outro paralelismo com o início, em que um Mentor é responsável por dar-lhe a conhecer os segredos do mundo mágico, também é ele a providenciar meios para que escape dele. No Atravessar do Limiar do Regresso, o herói junta aquilo que aprendeu no mundo mágico com o mundo normal, procurando soluções para os problemas de ambos. No Mestre de Dois Mundos, o herói atinge um equilíbrio, tornando-se um herói de dois mundos: o normal e o mágico. Por fim, na Liberdade para Viver, o herói libertou-se do medo da morte para conseguir viver em pleno.

Para melhor ilustrar o que acabei de expor, vou comparar o Terceiro Acto proposto por Campbell com os momentos de dois filmes muito conhecidos: Star Wars e Matrix. Podem encontrar o artigo completo aqui.

Recusa do Regresso
Star Wars: Luke que ficar para vinga Obi-Wan
Matrix: Neo decide lutar contra o agente ao invés de fugir.

A Fuga Mágica
Star Wars: Millennium Falcon
Matrix: "Jacking In"

Salvação Exterior
Star Wars: Han salva Luke do Darth Vader
Matrix: Trinity salva Neo dos agentes

O Atravessar do Limiar de Regresso
Star Wars: Millennium Falcon destrói os Caças TIE em perseguição.
Matrix: Neo luta contra o Agente Smith

Mestre de Dois Mundos
Star Wars: Cerimónia de Vitória
Matrix: Neo declara a vitória sobre as máquinas na última chamada telefónica.

Liberdade para Viver
Star Wars: A Rebelião vence o Império
Matrix: Os humanos vencem as máquinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário