domingo, 22 de março de 2015

Chá de Domingo #35: Hero's Journey / Monomyth

Hoje vou pegar em algo que muita gente já notou em livros e filmes, mas nunca conseguiu dar-lhe um nome.


Quem já viu Star Wars, Senhor do Anéis, Harry Potter? Quase todos nós! Apesar dos mundos serem diferentes e as histórias serem aparentemente distintas, damo-nos de conta de uma certa semelhança entre elas. Mesmo outros filmes, uns mais e outros menos conhecidos são construídos sobre o mesmo template. Este molde chama-se Monomyth ou a Jornada do Herói, a qual se ilustra na imagem abaixo:


Este molde é também usado em histórias míticas, como, por exemplo, a de Jesus Cristo ou a dos heróis gregos. Esta estrutura também está presente na literatura. Um exemplo notável é Moby Dick de Melville. No entanto, os trabalhos de Charles Dickens, Faulkner, Maugham, J. D. Salinger, Hemingway, Jane Eyre, Mark Twain, W. B. Yeats, C. S. Lewis, Seamus Heaney e Stephen King também encaixam perfeitamente neste paradigma.


O Monomyth segue a seguinte estrutura:
  1.  Mundo Comum - O mundo normal do herói antes da história começar.
  2.  O Chamamento para  a Aventura - O herói é confrontado com um problema, um desafio ou uma aventura.
  3.  Reticência do Herói ou Recusa do Chamamento - O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.
  4.  Encontro com o Mentor ou Ajuda Sobrenatural - O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.
  5.  Cruzamento do Primeiro Portal - O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.
  6.  Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia - O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.
  7.  Aproximação - O herói tem êxitos durante as provações
  8.  Provação difícil ou traumática - A maior crise da aventura, de vida ou morte.
  9.  Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).
  10.  O Caminho de Volta - O herói deve voltar para o mundo comum.
  11.  Ressurreição do Herói - Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.
  12.  Regresso com o Elixir - O herói volta para casa com o "elixir", e o usa para ajudar todos no mundo comum.
Para mais detalhes, podem consultar esta ligação. Como exercício, propunha que pegassem no vosso filme ou livro favorito e tentem ligar estes estágios com o que acontece. E deixo o desafio de encontrarem histórias que não sigam este paradigma.

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