segunda-feira, 9 de março de 2015

Concertos Memoráveis - Parte 2/2

Aqui fica a segunda parte da publicação dos concertos memoráveis. Podem encontrar a primeira parte em: http://pedro-cipriano.blogspot.pt/2013/12/concertos-memoraveis-parte-12.html

Xutos e Pontapés

Vários Concertos

Quem é que nunca assistiu a um concerto dos Xutos e Pontapés? Os Xutos são uma daquelas bandas que se podem ver vezes sem conta sem nunca nos fartarmos.


O concerto mais memorável foi o da Semana Académica, que assisti no meio de pessoas conhecidas, no auge da minha experiência universitária. Fomos premiados com todos os êxitos conhecidos, nomeadamente A Minha Casinha, Contentores, O Homem do Leme, Circo de Feras, Fim do Mês e Maria. Apesar de eles já não serem propriamente jovens, ainda mostram uma grande energia no palco.


Epica

Agosto de 2009

O meu contacto com a banda começou pouco mais de um ano antes de os ver ao vivo. O facto de os ter apanhado em concerto foi uma feliz coincidência, derivada ao facto de o Vagos Open Air ter sido feito esse ano perto de onde vivia.



Escolhi este vídeo, que apesar da fraca qualidade sonora (não é de todo possível capturar o som com as máquinas digitais comuns), reflecte bem o ambiente do concerto. Para quem quiser, podem encontrar a versão oficial aqui. Não fiquei tão à frente como gostaria, mas pelo menos livrei-me da confusão que se gera na parte central dianteira, sem ficar com a visão prejudicada. O concerto teria tido outro impacto se fosse à noite, o facto de ter sido em plena luz do dia estragou um pouco o efeito. Apesar de tudo, foi um dos meus concertos favoritos.


Dead Can Dance

Junho de 2013

Este grupo não é muito conhecido, apesar da vocalista já ter participado na banda sonora de filmes como o Gladiador.


Pouco contacto tive com esta banda antes de ir ao concerto. A actuação aconteceu num pequeno espaço, que apesar de ser ao ar livre, estava fechado. O tempo estava excelente e era fim da tarde. As letras dos Dead Can Dance raramente são traduzíveis para uma linguagem conhecida, mas a mensagem que transmitem é universal. A combinação de sons é épica e fica-nos no ouvido durante muito tempo. A presença em palco dos artistas foi fenomenal. Passaram a ser uma das minhas referências.

Blasted Mechanism

Abril de 2008

Os concertos dos Blasted Mechanim são sempre uma experiência fora do comum.



Tentar descrever um concerto dos Blasted Mechanism para quem nunca este num é uma tarefa ingrata. Não é só o som, é toda a encenação, adereços e luz. Devo confessar que em casa não me puxa muito para os ouvir por achar que um vídeo não consegue transmitir o mesmo que um concerto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário