domingo, 3 de maio de 2015

Chá de Domingo #36: A Jornada do Herói - Acto 1

Podem encontrar um artigo mais superficial sobre o tema aqui.


Hoje vou alongar-me um pouco mais com o primeiro acto da Jornada do Herói, chamado de Partida ou Separação. Em geral a jornada está divida em 3 actos e o primeiro deles tem entre 1 a 5 momentos distintos, dependendo da teoria em que nos baseamos.

Segundo Campbell, há cinco momentos que são: Chamada à aventura, Recusa do Chamamento, Ajuda Sobrenatural, O atravessar do Limiar e a Barriga da Baleia. Por seu lado, David Adams Leeming divide o primeiro acto em 3 momentos: Concepção e nascimento miraculoso, Iniciação do menino-herói e Saída da família ou comunidade para meditação e preparação. Phil Cousineau distingue apenas um único momento: Chamamento à Aventura. Por fim, Christopher Vogler teoriza 5 passos: O Mundo Ordinário, Chamamento à Aventura, Recusa do Chamamento, Encontro com o Mentor e Atravessar do Limiar para o Mundo Especial. Este resumo foi retirado daqui.

Não querendo entrar em discussão sobre qual das teorias é a mais abrangente, é possível ver as semelhanças. O ponto fundamental é o chamamento do herói à aventura e a sua reacção. Em todas as obras que se inserem neste paradigma, o herói resiste ao chamamento por diversas razões: está apegado ao seu modo de vida, tem receio do desconhecido, tem receio de não conseguir concretizar aquilo que esperam dele, etc. Para vencer essa hesitação é necessária uma intervenção sobrenatural ou o encontro com o mentor. Este estágio serve para o herói aprender aquilo que realmente precisa de saber aquilo que está prestes a enfrentar. Finda a aprendizagem, chegou o momento de o herói atravessar o limiar para o mundo especial. Por último, há a Barriga da Baleia em que o herói enfrenta o seu primeiro desafio num mundo que não é o seu.

Para facilitar a compreensão, podemos comparar a estrutura do Primeiro Acto proposta por Campbell com os momentos de dois filmes muito conhecidos: Star Wars e Matrix. Podem encontrar o artigo completo aqui.

Chamamento à Aventura
Star Wars: Mensagem da Pricesa Leya
Matrix: "Segue o Coelho Branco"

Recusa do Chamamento
Star Wars: Tenho de ajudar na colheita
Matrix: Neo não quer aventurar-se fora da janela

Ajuda Sobrenatural
Star Wars: Obi-Wan salva Luke da gente das areias
Matrix: Trinity extrai a escuta de Neo

O atravessar do primeiro Limiar
Star Wars: Fuga de Tatooine
Matrix: Neo sai do Matrix pela primeira vez

A Barriga da Baleia
Star Wars: Compactador de Lixo
Matrix: Sala de Tortura

Podem continuar a ler, desta vez sobre o segundo acto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário