domingo, 17 de maio de 2015

Chá de Domingo #38: Evitar distrações na hora da escrita

A ideia para este artigo veio do Anton Stark.


Como podemos evitar distrações na hora da escrita?

Podemos começar pela prevenção:
  1. Criar um hábito de escrita a uma determinada hora e local. Depois informar todas as pessoas com quem normalmente interagem para não serem perturbados.
  2. Meter um sinal na porta a dizer "Não Incomodar" como há nas portas dos quartos de hotel. Há vários templates grátis na Internet, é só escolherem o vosso favorito.
  3. Desligar as redes sociais, o email, o telemóvel... Isso garante que ninguém vos interrompe, nem vocês mesmos. Se possível, escrevam à mão ou num computador que não esteja ligado à Internet.
  4. Escolher um local que não seja comum a outras pessoas, por exemplo o vosso quarto. Uma varanda ou uma janela para uma rua movimentada pode trazer muita inspiração para a vossa escrita, mas também pode trazer aquele amigo que já não te vê há séculos...
  5. Se houver muito barulho, podem colocar música com a qual se sintam confortáveis a escrever. Em alternativa, podem sempre colocar uma televisão ou um rádio entre estações e usar o ruído para abafar os outros sons.
  6. Garantir que tem um chá ou café e alguns snacks à mão. Assim não tem de abandonar o vosso spot durante  escrita. O mesmo se aplicam aos vossos resumos e layouts.
Durante a escrita, caso sejam interrompidos:
  1. Falar com a pessoa que vos interrompeu e dizer-lhe que estão ocupados e que daqui a X tempo estarão disponíveis. À primeira vista pode parecer rude, mas não se esqueçam que essa pessoas acabou de ignorar tudo o que fizeram nos 6 pontos anteriores.
  2. Mais drástico: trancar a porta. Não é aconselhável a menos que vos estejam a irritar de um modo intolerável.
Após à escrita:
  1. Retirar o aviso de "Não Incomodar". Se deixarem ficar sempre o aviso, ele deixará de ter efeito.
  2. Tratar de todos os assuntos que apareceram enquanto escreveram. Não deixem acumular, porque da próxima vez podem incomodar-vos durante a escrita se acharem que é uma desculpa para não fazer uma determinada tarefa.
  3. Desligar a música ou os outros barulhos para não irritar ninguém.
Espero que estas dicas vos tenham ajudado. Que outras coisas aconselham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário