domingo, 10 de maio de 2015

Chá de Domingo #37: A Jornada do Herói - Acto 2

Continuação deste artigo. Podem encontrar um artigo mais geral aqui.





Hoje vou-me focar no segundo acto, conhecido pelo nome de Descida, Iniciação e Penetração que pode estar divido entre 3 a 6 momentos, dependendo do autor que considerarmos.

Segundo Christopher Vogler, o segundo acto está divido em quatro momentos distintos: Provas, Aliados e Inimigos, A Aproximação da Cave mais Interior, O Calvário e a Recompensa. Todavia, Phil Cousineau divide em quatro passos ligeiramente diferentes: O Caminho das Provas, A Procura do Oráculo, Encontro com a Deusa e A Benção. Por seu lado, David Adams Leeming escolheu 3 momentos-chave: Missão e Prova, Morte e Descida ao Mundo Inferior. Por fim, Campbell dividiu o segundo acto em acontecimentos-chave: O Caminho das Provas, Encontro com a Deusa, Mulher como Tentação (que na actualidade é denominado Tentação à fuga ao Caminho Verdadeiro), A Expiação com o Pai, Apoteose e A Derradeira Benção. Este resumo foi retirado daqui.

O acto 2 contem o cerne da acção da narrativa. As aventuras e desventuras do herói são retratadas neste acto. Para atingir o seu objectivo, é necessário enfrentar várias provas, nas quais enfrentará os seus inimigos e receberá ajuda dos seus aliados com vista ao desenvolvimento das suas habilidades. Uma das provas é a tentação a desviar-se do caminho verdadeiro, ou seja, haverá personagens ou situações que o farão duvidar da sua missão em troca de um desenlace mais favorável. Outro ponto que não falta é o Calvário, ou seja o momento de desespero em que tudo parece estar perdido. A Apoteose é também um ponto importante, em que o herói ganha toda a extensão dos seus poderes. Após um desenlace favorável, a personagem recebe a benção que lhe é necessária para terminar a missão.

Para melhor ilustrar o que acabei de expor, vou comparar o Segundo Acto proposto por Campbell com os momentos de dois filmes muito conhecidos: Star Wars e Matrix. Podem encontrar o artigo completo aqui.

O Caminho das Provas
Star Wars: Treino com Sabre Luz
Matrix: Luta com Morpheus

Encontro com a Deusa
Star Wars: Pricesa Leya
Matrix: O Oráculo

Tentação à fuga do Caminho Verdadeiro
Star Wars: Luke é assediado pelo lado Negro
Matrix: Cypher é assediado pelo mundo de conforto

Expiação com o Pai
Star Wars: Luke reconcilia-se com Darth Vader
Matrix: Neo salva Morpheus e aceita que é o escolhido

Apoteose
Star Wars: Luke torna-se um Jedi
Matrix: Neo torna-se o escolhido

A Derradeira Benção
Star Wars: Destruição da Estrela da Morte
Matrix: A salvação da humanidade é agora possível.

Podem ler sobre o terceiro acto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário