domingo, 8 de dezembro de 2013

Chá de Domingo #17: Estantes de Livros

Tenho quase a certeza que todos os amantes de livros já passaram (e passam muitas vezes) por esta situação.


Às vezes, dou por mim admirando a estante dos livros por ler, numa tentativa fútil de tentar escolher o próximo que vou ler. Nessas alturas sinto-me como aquela senhora da anedota, que tem o armário cheio de roupa e mesmo assim queixa-se que não tem nada que vestir. Quem é que nunca passou por isto?

Muitas das vezes, a indecisão deve-se a manias, preguiça ou ambas. Manias é quando não me apetece um livro de um determinado assunto/género/idioma. Preguiça é quando acho o livro muito grande, que me vai consumir muito tempo, ou muito pequeno, que não vai chegar para o dia e me vai obrigar a carregar com mais do que um volume.

No meu caso, a escolha do livro a ler acontece muito antes de o começar a ler. Por exemplo, neste momento ando a ler Clash of Kings antes de adormecer, levo os Sermões para ler nos transportes públicos e comecei a ler To Kill a Mockingbird. Assim que acabar de ler os Sermões, irei começar a levar o To Kill a Mokingbird comigo e como o livro está no fim, não tardarei a ter de escolher o próximo. Olho para a estante e não me consigo decidir. Tenho a certeza que é por a escolha ser tanta! Acho que devia começar a fazer uma votação para escolher o próximo livro a ler com a ajuda do público!

Até parece que a estante dos livros por ler se tornou parte da paisagem. É como se inconscientemente já tenha decidido que irei comprar mais livros, ao invés de ler os que estão nessas prateleiras. Lastimável é a triste realidade de um triste bibliófilo!

Acontece-vos o mesmo com frequência? Como lidam com a situação? Como escolhem o próximo livro a ser lido?

4 comentários:

  1. Sim, estou sempre a comprar novos livros em vez de ler os que tenho e, com excepção dos que me são emprestados, a adiar as leituras que tinha decidido fazer, por motivos mais ou menos semelhantes aos apontados. Provavelmente, somos todos assim...

    ResponderExcluir
  2. Já estive no mesmo dilema, várias vezes. Acho mesmo que todos os bibliófilos sofrem disso. O que eu acaba por fazer era fechar os olhos e seleccionar um ao calhas, ou então ir por ordem alfabética (de título ou autor).

    ResponderExcluir
  3. Eu estou lutando contra essa mania feia! Hahaha! Quando estou mto em duvida, sento de frente pra estante e folheio os livros, namoro as capas, para ver se algum deles me conquista! Mas parei de comprar livros até acabar minha lista de leitura, questão de honra!

    ResponderExcluir
  4. É bastante comum, passa-se o mesmo comigo. Quando chego à fase final do livro que estou a ler começo a tentar decidir o seguinte. Mas muitas vezes acabado o livro continuo com esta indecisão...

    ResponderExcluir