segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Livros: Contos do Nosso Tempo

Ganhei este livro num sorteio mas esteve na prateleira cerca de um ano, até eu o ler.


Autor: Vários, com a coordenação de Miguel Almeida
Texto da contra-capa: Em traços livres e desassombrados, esta colectânea alimenta-se da matriz que nos deixaram os Grandes Mestres do Conto: o fulgor narrativo e a essencialidade da linguagem.
"O conto é uma forma literária encantadora", disse Trindade Coelho, acrescentando: "E o maior assunto, ou o mais complexo, cabe no conto, pela mesma razão que nas proporções delicadas de uma miniatura pode caber, desafogado, um grande quadro."
Nesta obra, cada autor, cada história, cada conjunto de histórias, assumiu o risco da sua liberdade criativa, assim como o desejo de escrever pelo puro prazer de escrever e a vontade de partilhar.




Em muitos dos contos, fartei-me de consultar o índice, para ver quantas é que teria ainda de suportar enquanto desejava que realmente os autores se tivessem alimentado da matriz deixada pelos grande mestres. Esta é uma daquelas antologias em que não tenho dúvidas em que não houve qualquer tipo de selecção. Eu sei que é uma afirmação dura de se fazer, mas a qualidade da maioria dos textos está num nível muito fraco. O coordenador ou o editor fez um trabalho muito fraco e não tenho reservas em afirmar que a qualidade desta antologia se deve a ele, até porque os contos assinados por ele não se destacavam em termos de qualidade. Quantos aos autores, alguns escrevem muito mal, outros escrevem mal e só alguns o fazem a um nível razoável, mesmo no caso desse últimos, fica a impressão não foram convenientemente ajudados a melhorar os textos. Em resumo, os grandes defeitos dos contos são: má/ou completa ausência de estrutura, palavras/expressões demasiado rebuscadas/desadequadas, demasiado contar e pouco mostrar, mau uso do cliché e falta de revisão. No total, a obra merece uma estrela e só recebe as duas devido a um reduzido número de contos que conseguiram chegar a um nível razoável.

Não recomendo este livro aos amantes de contos.

Classificação: 2 estrelas

Um comentário:

  1. Amei, muito interessante seu blog.
    Sucesso! Abs
    http://cristinadeutsch.blogspot.de

    ResponderExcluir