sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Livros: A Nova Aventura dos Cinco

E decidi continuar um pouco com a nostalgia.


Autora: Enid Blyton
Resumo: A segunda aventura dos famosos Cinco. É o primeiro Natal que os Cinco passam juntos. E não estão à espera de outra aventura, tanto mais que têm muito que estudar. Porém, um dia, num breve passei à Quinta Kirrin, descobrem por acaso um esconderijo e, neste, um estranho mapa. Que mistério envolve a velha casa da Quinta e os seus hópedes? É o que os Cinco se propõem desvendar.
Os livros de Enid Blyton deliciaram gerações de jovens. Esta nova edição transporta a sua obra para o século XXI realçando o seu fascínio intemporal.


No segundo volume, as personagens continuam a surpreender-nos. OS conflitos entre elas são vivos e verosímeis. Por outro lado, os traços característicos incluídos são usados na trama e não o contrário, como acontece nalguns livros deste género. A história flui bem, se bem que nos primeiros capítulos não acontece nada digno de nota, como é normal. A aventura que estes jovens vivem é interessante e não é demasiado forçada.
Esta edição em particular não me encheu as medidas: as ilustrações interiores das edições anteriores já não existem e foram acrescentadas referências modernas ao livro. Não sei qual das duas me irritou mais, se bem que uma referência ao Toy Story 2 fez-me praguejar bem alto. Não se podiam ter limitado a traduzir sem modificar o conteúdo? É por estas duas razões que me vejo forçado a dar uma pontuação mais modesta a esta edição em particular.
Recomendo a quem goste de livros de aventuras direccionados a um público juvenil.

Classificação: 3 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário