segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Livros: Immortallis - Histórias de Sombra e Redenção

Andei quase dois meses de olho neste livro antes de o comprar e o ler.


Autora: Carla Ribeiro
Sinopse: Todas as almas carregam uma sombra. Do momento que mudou tudo, de um caminho que não foi o certo, da vida que ficou para trás. Mas também da alma da mais temível das criaturas ou do coração de quem não pode ser perdoado pode emergir o sentido de um novo caminho.
Assim acontece com as histórias deste livro, histórias de mundos diferentes, em que um cavaleiro desonrado, um morto com saudades da vida e o último ser de uma espécie destruída terão de enfrentar os rumos que os seus próprios passos lhes traçaram. E encontrar-se, talvez, diferentes do que julgavam ser.


Antes de mais gostava de dar os parabéns por esta iniciativa editorial, é necessário que continuemos a apostar nos autores nacionais.
Não esperava encontrar aqui um livro de contos. As três histórias apresentadas são de universos distintos, o que é a maior força e ao mesmo tempo a maior limitação da obra. Se por um lado há três tramas independentes, de género diversos e uma temática em comum, não creio que devessem estar juntas. Por outro, abordar uma temática deste modo é interessante.
O trabalho de edição foi feito de um modo competente. A capa está vistosa e com um ar profissional, fico só um pouco triste da capa enrolar para fora quando deixamos o livro fora da estante.  A paginação interior está simples mas apelativa, penso só que o tamanho da letra poderia ser um pouco maior.
Quanto à personagens, não foram muito desenvolvidas, mas não dava para o serem mais devido à limitação no número de páginas. Em geral, a autora capturou e apresentou os ambientes de uma forma a que deixasse o leitor preencher os espaços em vazio, mas sem o deixar sem referências. As tramas não são previsíveis, mas esperava reviravoltas maiores nos finais. O meu conto favorito foi o primeiro. Talvez por já conhecer o restante trabalho da autora é que esperava um pouco mais e  vejo-me obrigado a ser um pouco mais modesto na minha classificação do livro.
Recomendo a quem nunca leu nada da Carla Ribeiro e gostasse de conhecer as várias vertentes desta autora!

Classificação: 3 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário