quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O plano de Aleksandr - parte 1/2


Aleksandr ficara em pânico pois não esperava o contra-ataque alemão tão cedo. Recebera a comunicação no dia anterior através do rádio. Aparentemente, a ofensiva era liderada por alguns tanques contra os quais nenhuma arma parecia ter efeito. Numerosas divisões suportavam os flancos, e a artilharia e a força aérea agiam em coordenação. A ofensiva alemã progredira rapidamente e sem que as divisões no terreno a pudessem parar. Se fossem bem-sucedidos, os alemães iriam quebrar o cerco num espaço de dias. Todo o esforço dos últimos meses teria sido em vão. Os alemães não podiam vencer desta vez. Algo teria de ser feito.
Khrushchev sugeriu que telefonasse imediatamente a Estaline. Aleksandr sabia o que tinha de ser feito, mas não quis revelar imediatamente o plano. Era mais fácil se o desse a entender implicitamente a Estaline. Ele iria tratar a ideia como se tivesse sido sua e isso seria uma garantia de aprovação.
Nikita Khrushchev era o intermediário entre o partido e os militares. Uma forma fácil de ter acesso a Estaline, mas também uma maneira de supervisionar os militares. Era um homem volumoso, de quase cinquenta anos e com uma cara de gente da província. Tinha olhos castanhos e uma verruga na bochecha. Era um homem impulsivo e mostrava-se decidido a ganhar a guerra a qualquer custo. Aleksandr conseguia ver nele uma ambição imensa.
Apesar do poder de Nikita, todos os passos importantes tinham de inevitavelmente passar pelo próprio Estaline. Infelizmente não conseguira ligação e ficara sem saber o que fazer. Aleksandr estava num dilema: fazer algo sem autorização podia colocá-lo em problemas; por outro lado, não fazer nada e esperar pela autorização podia dar ao inimigo tempo de quebrar o cerco.
Depois de reflectir por um pouco, concluiu que nenhum dos exércitos que comandava podia ser desviado da sua tarefa. Só havia um exército capaz daquilo a que se propunha: o Segundo Exército de Guardas. Esse exército podia salvar a situação, infelizmente não estava sobre o seu controlo.
Tinha de arriscar. Telefonou ao comandante da frente do Don, o general Rokossovky, e pediu-lhe para transferir o comando do exército de Malinovsky. Rokossovsky protestou vigorosamente e Aleksandr ficou sem saber o que fazer.
Pensou como se sentira há cinco meses atrás, quando Estaline o mandara redigir a ordem 227. Nessa altura, todos estavam desesperados. Agora, com o cerco dum dos mais poderosos exércitos alemães, a esperança na vitória começava a regressar. Claro que nenhum deles expressara essas dúvidas. Atitudes derrotistas não eram toleradas. Aleksandr sentiu que estava a viver um momento histórico, a possibilidade de vencer a guerra começava a desenhar-se. No entanto, se perdessem aquela oportunidade, poderia não haver uma segunda.
Decidiu telefonar novamente a Estaline ao fim da tarde. Desta vez conseguiu fazê-lo. Para grande desilusão, Aleksandr estava demasiado nervoso para conduzir a conversa pelo caminho que havia previamente traçado. Ao invés disso, despejou atabalhoadamente o seu plano de usar o Segundo Exército de Guardas para pôr fim à ofensiva alemã, pedindo autorização para concretizá-lo imediatamente. Foi o pior que podia ter feito. Estaline sentiu-se pressionado a tomar uma decisão, deixando-o furioso, o que fez com que não desse nenhuma resposta.
Nessa noite, Aleksandr não conseguiu dormir. Estava tão perto e ao mesmo tempo tão longe, era impossível descansar ate esta situação ficar resolvida. Ele compreendia a relutância de Estaline. Esse exército seria usado para desferir o golpe final no sexto exército. Era uma decisão difícil, no entanto impediria os alemães de quebrar o cerco, passando a ser os mesmos a lutar contra o tempo e não os russos. O Inverno era a palavra-chave, pois cada dia que passasse, seria mais um dia em que o frio faria vítimas entre os alemães.
Andou nervosamente para trás e para diante na sala. Fez questão de ser informado imediatamente de todo e qualquer desenvolvimento em relação à ofensiva alemã. Assim que Andrey Yeryomenko soubera do ataque, ordenara o Quarto Grupo Mecanizado e o Décimo Terceiro Blindado bloquear o avanço alemão. Os alemães pareciam já ter conseguido atravessar o rio Aksay, o que significava um avanço de cerca de cinquenta quilómetros em menos de um dia.
O cansaço começava a apoderar-se dele à medida que a noite avançava. Uma noite tranquila era algo a que não se podia dar ao luxo de ter, por isso encontrava-se quase sempre exausto. Conjurava sem cessar as várias possibilidades na sua cabeça. A sua solução continuava a parecer a melhor em qualquer dos casos. Porém, o factor risco era elevado, sendo a única desvantagem.



Este capítulo foi retirado do primeiro livro da trilogia de Estalinegrado, porque não estava relacionado directamente com as personagens principais. Apenas o publico aqui num exercício de pesquisa e ambientação do resto do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário