segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Livros: Contos Breves - Primordial

Este livro foi-me entregue como Pre Advanced Reader.


Autora: Olinda P. Gil
Texto de apresentação: Neste opúsculo estão reunidas pequenas narrativas inconscientes: digo isto porque na altura em que foram redigidas era tão jovem que nem sabia que estava a escrever um tipo específico de conto.
O conjunto daqui resultante é uma selecção e revisão de textos criados entre 1999 e 2007, período que corresponde, aproximadamente, à minha colaboração do DN Jovem (suplemento do Diário de Notícias direccionado para os jovens). Muitos dos textos aqui presentes foram lá publicados. Contudo, estão também incluídos alguns que estavam inacabados, tendo sido agora trabalhados.


Este livrinho apresenta-nos 29 contos breves. Tão breves que se lêem em menos tempo do que se bebe um café e se come uma nata. Para ser sincero, não é o meu género favorito de leitura, mas aceitei fazê-lo porque ainda não tinha lido quase nada escrito pela Olinda. Não me arrependi de o fazer!

Uma das características mais frequente nestes contos são os finais abertos, que deixam espaço ao leitor para imaginar o resto da história. Podem-se ler várias vezes e em cada uma ler-se uma história diferente. Os tópicos mais referidos são a morte e o tempo, o que não é usual numa autora tão jovem. Isso intrigou-me bastante e terei ler outros contos da autora para confirmar a minha tese.

O estilo de escrita é agradável e acessível, como seria de esperar de uma professora de Português. Apesar de não ter gostado de todos os contos da mesma maneira, tenho a certeza que muitos leitores irão encontrar contos compatíveis com os seus gostos.

Recomendo!

Classificação: 4 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário