segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Livros: O Ladrão Invisível

Estava eu num destes dias sem nada realmente inteligente para fazer quando me lembrei que podia ler um dos livros juvenis que tinha na pilha dos que ainda não tinham sido lidos.


Autor: João Aguiar
Sinopse: Vila Rica, onde vivem o Carlos, o Álvaro, a Catarina e o Frederico, tem um museu, e esse museu existe em consequência da primeira aventura do Bando dos Quatro. Por isso, eles consideram-se, de certo modo, os seus «protectores». Ora, acontece que vários objectos valiosos são roubados e que, apesar dos alarmes e do moderno e eficiente sistema de vigilância, ninguém consegue impedir os roubos, ninguém consegue ver o ladrão. Razão mais do que suficiente para o Bando dos Quatro entrar de novo em acção! Chegados há pouco de umas férias na Irlanda, os nossos amigos vão tentar resolver mais este mistério, apesar de o Álvaro dizer que o museu está a ser roubado por um fantasma...



A premissa é bastante simples e já tantas vezes explorada em livros desta faixa etária. Todavia, João Aguiar tem uma excepcional atenção ao detalhe, que mesmo num livro juvenil marca a diferença. Era de esperar que as reviravoltas fossem previsíveis e que a história fosse linear, no entanto o autor troca-nos as voltas, conseguindo surpreender-nos.

Porquê é que lemos um livro? Ou porque queremos aprender algo ou porque queremos passar um bom bocado. Ambas se aplicam a este livro! Recomendo a quem gosta de ler livros juvenis.



Classificação: 4 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário