domingo, 20 de março de 2016

Chá de Domingo #75: Aulas de Português

Em Fevereiro iniciei as aulas de português. A maior diferença entre estas e outras aulas que frequentei na minha vida é que eu seria o professor!


Estando eu na Croácia, que é um país bastante distante de Portugal, seria de esperar que não houvesse grande aderência. Contudo, a directora do local onde eu iria realizar o meu voluntariado avisou-me que havia uma grande procura. Eu pensei cá para os meus botões: umas cinco ou seis pessoas. Bem, estava redondamente enganado: na primeira aula apareceram 17 pessoas!
Como era de esperar, o número de pessoas diminuiu logo após as primeiras aulas, contudo, cerca de dez a doze pessoas frequentam o curso no momento em que estou a escrever esta publicação. Alguns não vêm a todas as aulas por via de obrigações laborais, mas pedem-me para que lhes dê o conteúdo das aulas que falharam num esforço genuíno para seguirem o programa.


Decidi seguir um manual de ensino de Português para estrangeiros, adaptando as lições. Ao preparar as aulas, aprendi muito sobre a minha própria língua: essencialmente percebi o porquê de algumas coisas e meti muitas regras preto no branco. Posso dizer que beneficio tanto do curso como os alunos.
Tendo em atenção que isto é um curso para iniciantes, outro facto surpreendente foi a quantidade de pessoas que já sabia algum português. Uma das alunas tinha frequentado o meu curso anterior, contudo, encontrei até quem visse diariamente videos no youtube em Português do Brasil. Para além disso, para quem sabe Espanhol ou Italiano, a tarefa fica muito facilitada. Assim, as aulas avançam a um ritmo alucinante com os alunos a acompanhar com facilidade. Creio que no final deste curso eles conseguirão falar melhor Português que eu Croata.



Nunca aprendi nada sobre pedagogia, por isso tive de improvisar o meu método de dar aulas, imitando as qualidades de professores que já tive. As lições não são só de gramática nem interpretação, mas também jogos e um pouco de cultura. Parece-me uma boa forma de aprender. É claro que há muitas arestas para limar, mas isso só lá vai com a experiência.
Estou a ser estranhamente bem sucedido numa tarefa que nunca me imaginei a desempenhar. Em suma, está a ser uma experiência muito interessante e divertida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário