domingo, 4 de janeiro de 2015

Chá de Domingo #19: As postagens perdidas

Esta postagem deveria ter sido publicada há mais de um ano!


O Chá de Domingo #19 deveria ter saído no dia 22 de Dezembro de 2013. Eu criei o rascunho e dei-lhe um número e uma data, mas acabei por não o escrever. Este é um problema comum de quem tem um blogue e faz o voto de o actualizar com regularidade.
Escrever um artigo, uma crítica ou publicar um texto todas as semanas ou várias vezes por semana requer dedicação. Até aqui não há uma grande novidade. Uma publicação demora sempre pelo menos o mínimo de meia hora a criar e um blogger que se queira regular tem de pôr de parte esse tempo. Para além disso, é necessário programar aquilo que se vai publicar, não basta chegar à frente do monitor com meia hora e querer tirar um coelho da cartola. Então já percebemos que é necessário um planeamento e algum tempo para a execução. E que mais é preciso?
Um blogue tem de trazer conteúdo. Um dos métodos mais eficazes e fáceis de criar conteúdo é oferecer coisas através de passatempos. Queiramos ou não, o português ainda vai muito atrás das ofertas. Outra maneira fácil é fazer review de livros/filmes e outros produtos, o que permite que o blogue se pode tornar uma referência para quem gosta desse género de produto. Uma maneira difícil e entrevistas e reportagens sobre o tema do blogue, podem consumir várias horas e ter apenas um impacto moderado. A maneira mais difícil é mesmo criar conteúdo, seja escrever um texto/artigo ou até mesmo criar uma ilustração, etc...
Por fim, não se esqueçam que as redes sociais dominam o que pega nos blogues ou não. Não basta escrever no blogue, é preciso partilhar em todas as plataformas em que estamos presentes. A hora de publicar é também importante pois arriscamos-nos a ter o nosso conteúdo enterrado no meio de milhares de outros conteúdos.
Assim, espero que compreendam porque é que por vezes o vosso blogue favorito pode faltar uma postagem ou atrasar-se. Manter um blogue pode ser difícil, mas compensa, mesmo com poucos leitores fieis.


Um comentário:

  1. Oi, tudo bom?
    Recentemente comecei a programar as postagens para ir ao ar depois, pois antigamente (nem tão antigamente assim) eu fazia o post na hora em que queria publicar. Os dois jeitos de fazer são válidos, tudo depende da sua intenção e necessidade, e claro, da maneira como você se organiza.
    Adorei seu post!
    Beijo!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir