Na primeira parte deste artigo, que podem ler aqui, expus 6 dos 12 erros mais comuns que os escritores iniciantes comentem. Hoje irei apresentar os restantes.
Falta de variação na extensão das frases
Este erro não é de todo trivial. O texto necessita de um ritmo e isso é-lhe dado pela variação do comprimento das frases. Não se pode fazer uma descrição de uma divisão com o mesmo tipo de frases com que se descreve uma perseguição. Para além disso, ajuda a quebrar a monotonia.
Demasiados Advérbios
Um conselho tão batido como ignorado. Os advérbios empatam na leitura. A quantidade máxima é um por página, tudo o resto é excessivo. Em especial, quando usados para caracterizar os diálogos, dão uma muita má impressão do escritor.
Muitos escritores iniciantes caem no erro de usarem todas as palavras obscuras que conhecem, obrigando o comum dos leitores a usar um dicionário para compreender até as frases mais simples. Longe de impressionar os leitores, irão fazer com o que os editores atirem o vosso manuscrito para o lixo por o considerarem intragável. O objectivo não é impressionar o leitor com o vosso vocabulário, mas sim contar a história do melhor modo que conseguirem.
Usar todos os sentidos
A maioria dos iniciantes descrevem tudo o que a personagem principal vê. Isso não chega para fazer o leitor sentir-se na história. É necessário usar os outros sentidos para que a história salte das páginas e invada a imaginação dos leitores.
Mostre, não Conte!
Este é o conselho mais dado aos escritores, mesmo àqueles que já andam nestas lides há mais tempo. É um dos aspectos mais complicados de conseguir pôr em prática e pode levar anos a aperfeiçoar. Contudo, fará uma grande diferença no resultado final.
Mau exemplo: O João está furioso.
Bom exemplo: O João atirou o prato à parede.
- Vai-te lixar! - ouviu-o dizer, antes de ele bater com a porta.
- Vai-te lixar! - ouviu-o dizer, antes de ele bater com a porta.
Clichés
Nada faz um editor odiar mais um escritor do que os clichés. Em especial, os clichés que já foram demasiado usados e que nem sequer foram bem aproveitados. São de evitar tanto quanto possível.
Espero que estas dicas vos tenham ajudado a melhorar as vossas escritas. Estejam à vontade para comentar e sugerir alterações a esta lista.
Artigo traduzido e adaptado daqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário