quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Livros: Os Cinco na Ilha do Tesouro

Decidi dar uma volta pelos clássicos.


Autora: Enid Blyton
Resumo: Os Cinco descobrem a bordo de um velho veleiro naufragado ao largo da Ilha Kirrin, um cofre misterioso. Mas não são os únicos interessados, há mais alguém em busca do tesouro. Nesta primeira aventura, são apresentados os 5 personagens principais desta série, destaque para o quinto elemento, o cão Tim que vai ser em muitas aventuras o nosso herói.


Apesar de não ser a primeira vez que li este livro, ainda assim me conseguiu surpreender. As personagens estão bem construídas e tem uma profundidade interessante, mesmo tendo em conta que as miúdas tem traços muito bem vincados. A história desenvolve-se a um bom ritmo e apesar de o final ser um pouco previsível, não creio que isso afecte a história. Gosto particularmente das ilustrações interiores. Mesmo tendo em conta todas as críticas que foram feitas à autora, temos de admitir que os cinco se tornaram um arquétipo do grupo juvenil que se mete em aventuras.
É fácil entender porque é que estes livros fascinaram gerações e foram traduzidos em várias línguas. Recomendo a quem goste de livros de aventuras direccionados a um público juvenil.

Classificação: 4 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário