domingo, 1 de fevereiro de 2015

Chá de Domingo #28: Música de Leitura

Os hábitos de leitura dizem muito sobre nós, por exemplo no que toca à música.


A leitura de um bom livro pode tornar-se numa experiência mais interessante. Umas vezes precisa de um bom café/chá, outras de uma música ou de um local específico para ser lido. Eu adoro deitar-me num sofá ou na cama para ler, de preferência em silêncio, mas há quem goste de ouvir música. No entanto, de vez em quando, vejo-me forçado a meter uma música que bloqueie os barulhos de fundo. Se for esse o caso, prefiro uma música sem letra ou numa língua diferente da que estou a ler para não interferir com a leitura.

Decidi também perguntar a opinião a outros bloguers. Pergunta: Ouves música enquanto lês? Se sim, qual?

"Raramente, só se estiver a ler no metro e no autocarro, caso não vá alguém pensar que vai falar comigo. Mas em casa e isso, não. Desconcentra-me imenso ter silêncio e música ao mesmo tempo, mas quando estou nos transportes públicos, a música bloqueia o ruído."

"Quase sempre não. Gosto muito de ouvir música, não tanto como gosto de ler, mas tendo a separar as duas actividades. Sou muito propenso a distracções quando leio. Às vezes já me custa não ouvir aquelas músicas que tenho na cabeça, não preciso de acrescentar ainda mais."

"Depende. Se estiver no metro sim. Se estiver em casa não, a não ser que haja algazarra e confusão."
- Alexandra Rolo, Folha em Branco

"Se estou no parque, ao sol, é mesmo sem música que prefiro ler. Para aí 50% do tempo leio sem música, os outros 50% leio com o som que está a passar, durante o break da escrita. Mas, quando estou a ler, é raro estar efectivamente a "ouvir" a música, é background. Tem a vantagem de apagar os sons aleatórios do exterior e criar uma camada sonora mais previsível e, por isso, mais fácil de desligar internamente."
- Pedro Galvão, Sequencial Scripts

"Sim. Não posso dizer só uma mas sim um estilo. Normalmente é rock."
- Flávia Mendes, Leituras Secretas

E vocês? Ouvem música enquanto lêem? Que tipo de música?

Nenhum comentário:

Postar um comentário