sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

45º Demonstração pública anual da Academia Real de Ciências

Decorreu no fim-de-semana de 4 e 5 de Agosto do presente ano, na Academia Real de Ciências, a 45º Demonstração pública anual de protótipos. O prestigiado evento contou com mais de uma centena de inventores do foro nacional e cerca de cinquenta mil visitantes vindos de várias partes do mundo.
Seguindo a tradição dos anos passados, os organizadores decidiram tomar em conta os hábitos noctívagos de grande parte dos cavalheiros que os visitaram. O pavilhão abriu as portas ao meio dia de Sábado, altura pela qual vários grupos de entusiastas se aglomeravam perto da entrada.
Cada um dos cientistas apresentou uma das invenções que realizou no último ano. As apresentações foram simples, de linguagem apropriada ao cidadão comum, ao mesmo tempo que não alienou a restante comunidade científica.
Durante toda a exposição, cada uma das criações foi avaliada individualmente. O júri foi presidido pelo príncipe herdeiro, D. Orlando, acompanhado por grandes personalidades do mundo empresarial e da ordem dos engenheiros. Os factores determinantes para a escolha do vencedor foram a originalidade, relevância e potencial comercial. À saída, cada um dos visitantes foi convidado a escrever no seu bilhete o número da invenção que mais interesse lhe despertou. Os votos foram posteriormente contabilizados e o resultado dado a conhecer ao júri.
Durante o segundo dia, as portas estiveram abertas entre o meio-dia e as seis da tarde. No entanto, a afluência ultrapassou o dobro do dia anterior, registando-se longas filas na bilheteira, a partir das nove da manhã, com um tempo médio de espera de cerca de uma hora para os mais atrasados.
A famosa gala de entrega dos prémios começou às dez da noite, com a actuação da Orquestra Mecânica da Academia Real de Música, interpretando Mozart. Os espectadores foram de seguida presenteados pela adaptação de Romeu e Julieta, encenada pela Companhia Nacional de Bailado.
Passava da meia-noite quando os vencedores foram anunciados. Em terceiro lugar ficou uma invenção chamada de “Inversor de corrente”, criada por Luís le Creux. No segundo lugar do pódio ficou Francisco Ramires, com um “Forno super-eficiente”. O vencedor foi Daniel Ribeiro, que apresentou uma criação denominada “Poço de produção de ar comprimido”. Todos os vencedores receberam os diplomas pela mão do nosso príncipe Orlando.
Entre os membros da organização, os inventores e os espectadores, a opinião de que o evento foi produtivo é unânime. Aguarda-se com expectativa a próxima edição.

Esta notícia fictícia foi publicada no Almanaque de Steampunk 2012 da Clockwork Portugal: http://www.clockworkportugal.com/p/blog-page.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário