domingo, 14 de agosto de 2016

Chá de Domingo #87: O Que é o Solarpunk? - Parte 1/2

Hoje vou falar-vos um pouco so Solarpunk.


A definição do wikipédia diz-nos que é um movimento de ficção especulativa eco-futurista. Assume um futuro em que escassez e a hierarquia são erradicadas e a humanidade é reintegrada com a natureza. Para além disso, toda a tecnologia é usada para efeitos ecológicos e humanos. O subgénero incluí a estética, arte e literatura. Surgiu após o ciberpunk em conjuntos com as suas variantes: biopunk e steampunk.

Significado do Nome
O prefixo solar surge a partir da ideia de energia verde, mais especificamente a solar, assim como fotossíntese, plantas e vegetação em geral. O prefixo é também um compromisso de uma utopia acessível e igualmente repartida por toda a humanidade, assim como todas as outras formas de vida, assim como a luz solar é para todos e não pode ser privatizada nem tornada numa mercadoria por corporações. O sufixo punk refere-se aos elementos de contra-cultura, uma revolta contra a estrutura contemporânea, governos corruptos e corporações que poluem e ignoram os problemas ambientais.


Origem
O solarpunk teve a sua origem na preocupação com problemas ambientais, nomeadamente o aquecimento global, estando fortemente ligado ao eco-activismo. Os temas recorrentes e que influenciam cada aspecto desta subcultura são sustentabilidade, energias renováveis, política verde e todas as que estão associadas a estes. Vai buscar inspiração a vários conceitos contemporâneos como cidades em transição, justiça climática e ecologia social assim como de campos mais alargados como resiliência e economia ecológica. Em termos políticos, inclina-se para uma esquerda anti-autoritária, nomeadamente para o anarquismo social: democracia directa, economia cooperativa, descentralização, oposição à hierarquia e união na diferença. Em termos económicos, descarta o capitalismo de mercado e socialismo estatal em favor duma economia comum descentralizada e equalitária. Baseando-se em empresas cooperativa geridas de modo democrático, gestão comum e local dos recursos, automatização do trabalho através de tecnologias ecológicas, percepção da economia como uma parte da ecologia, ajuste da produção com o consumo e a mudança do objectivo da economia do lucro e crescimento para um aumento do bem estar psicológico, biológico e social das pessoas e do planeta.

Esteticamente, tem grandes influências no design natural, faça você mesmo e fibras naturais. Em particular, há uma tendência para as linhas suaves e de inspiração natural da arte Nouveau. Também há inspirações Vitorianas e Eduardianas, Afrofuturismo e arte do médio oriente, em particular como moda. A maioria coloca o ênfase estético e arquitectural nas comunidades intencionais e na arte utilitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário