sábado, 30 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 30: O final!

E assim terminou mais um Camp Nanowrimo!


Ao começar o dia, sabia que faltavam 12528 palavras para completar o desafio. Não me esforcei tanto como ontem, porque sabia que era uma missão impossível, no entanto, também não quis baixar os braços. Então escrevi. Infelizmente não validei o último total de palavras que atingi: 34189, ficando o total oficial apenas nas 33708. Essas 1717 palavras serviram para completar dois capítulos e avançar outro quase a ponto de o terminar.

Se quisesse terminar o desafio, teria ainda de escrever outras 10811 palavras, o que equivale a umas 15 horas de escrita (pelo menos à velocidade a que consigo ir dactilografando as palavras). Mais uma vez o atraso inicial foi fatal, tal como no mesmo evento do ano anterior, desta vez foi motivado pela falta de organização. Amanhã, na rubrica Chá de Domingo irei fazer um balanço mais detalhado do desafio.

E por hoje é tudo.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 29: Um grande dia!

Mais dias como este e não teria dificuldades em terminar o desafio!


Hoje decidi focar-me na escrita sem me preocupar se falta muito ou pouco para terminar o desafio. Cheguei às incríveis 4956 palavras! Assim fico com um total de 32472. Continua a falta muito para terminar, tanto que não me parece ser possível de conseguir escrever num único dia.

A história avançou imenso: morreram personagens, outras tomaram decisões importantes e outras arriscaram tudo o que tinham, incluído a vida. No fim do dia fiquei extremamente satisfeito por ter dado um salto de gigante. Ao olhar para trás, nem parece que estou a escrever a mesma história que estava a escrever no início do dia. Estou a chegar ao momento de desespero. Amanhã é o final do desafio! Vou ver se consigo terminar quem grande. Quem sabe...

E por hoje é tudo!

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 28: Um passo de cada vez!

Os Camp Nanowrimo são para ser feitos num passo de cada vez.


Faltam dois dias para terminar o desafio e eu tenho 27516 palavras escritas, das quais 506 o foram hoje. Escrever 8750 palavras por dia não me parece possível, no entanto, se olhar para o ano anterior, reparo que já escrevi pelo menos mais 10000.

Existe uma espécie de estrutura que se repete em todos os desafios deste género: começo sempre bem e nos primeiros cinco dias cumpro a meta diária. Depois, acontece algo que gera um ligeiro atraso, que vai aumentando a cada dia que passa. Gasto o resto do desafio a tentar recuperar do atraso, o que me obriga a dar o litro para terminar a tempo. Umas vezes resulta, outras nem por isso. Tenho a sensação que algo semelhante acontece com os outros jogadores.

E por hoje é tudo!

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 27: Terapia!

Nenhum desafio é mal-sucedido quando damos o nosso melhor!


Apesar de saber que não deve ser possível atingir a meta proposta, continuo a escrever. Hoje escrevi 1874 palavras, chegando a um total de 27010. Não é muito, mas está acima da meta diária, o que considero ser positivo. Foi bastante terapêutico meter as personagens às turras. Não creio que isto tenha avançado muito com a história, apenas dei a conhecer certos factos que serão relevantes mais à frente.

Fico contente por não ter desanimado e desistido por completo. Cada palavra, frase, parágrafo e capítulo que fica escrito vai-me ajuda na próxima edição. Escrever 27000 palavras foi melhor do que não ter escrito nada, mesmo que não vença o desafio. Podia ter feito muitas coisas melhor, principalmente a nível da organização, mas tendo em conta as condicionantes, acho que estive muito bem.

E por hoje é tudo!

terça-feira, 26 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 26: Nada mal!

Para quem está prestes a desistir, não estou nada mal!


Não me parece que vá conseguir terminar este Camp Nanowrimo, no entanto, não deixei de escrever. Hoje somei mais 953 palavras, chegando ao total de 25136. Ainda faltam 20000 palavras para escrever em 4 dias. Não é uma meta realista. No ano passado, acabei por desistir quando atraso se tornou monumental e tive um problema de saúde. Desta vez, estou decidido a escrever até ao fim do desafio, quer complete ou não!

E por hoje é tudo!

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 25: Mais um Pouco!

Afinal ainda não desisti!


Isso não significa que tenha escrito muito. Fiquei-me pelas 603 palavras, chegando ao total de 24183. Estou uma lentidão e tenho pensado mais noutros projectos. Parece que já não estou no espírito do Camp Nanowrimo. Será que vai melhorar ou só piorar?

E por hoje é tudo!

domingo, 24 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 24: Desistir ou Persistir?

Desistir ou persistir? Eis a questão!


Hoje não escrevi uma única palavra que contribuísse para o total do desafio. Simplesmente não me apeteceu. Há dias em que acontece. Sinto-me desmotivado com o atraso e não me parece que seja possível terminar a tempo. Ainda por cima, não sei se quero desistir já ou se quero insistir mais um pouco e completar mais uns capítulos antes do fim.

E por hoje é tudo!

sábado, 23 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 23: Ups and downs!

Hoje foi um daqueles dias em que houve várias reviravoltas!


Comecei o dia extremamente motivado! Queria dar um grande avanço ao Camp Nanowrimo. Um Sábado é uma excelente oportunidade para recuperar atrasos. Escrevi cerca de 500 palavras logo ao início do dia. Depois deixei a escrita de lado e dediquei-me mil e uma coisas não relacionadas, porque simplesmente não me apetecia escrever. E assim se passou o dia!

Acabei por escrever apenas 514 palavras, chegando ao total de 23580. O atraso é monumental e muito complicado de recuperar numa semana. Estou a ponderar desistir do desafio!

E por hoje é tudo!

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 22: Dias Decisivos!

Com o fim-de-semana à porta, avizinham-se os momentos decisivos deste Camp Nanowrimo.


Com o aproximar da recta final do Camp Nanowrimo e com os atrasos a acumularem-se, a pressão para terminar com sucesso este desafio vai-me sufocando. Para além disso, o cansaço vai-se acumulando e entranhando-se no mais profundo do nosso ser. O que é que eu posso fazer? Continuar!

Hoje o dia só me rendeu 201 palavras, chegando ao total de 23066. Não avancei muito na história. Para terminar, ainda me faltam umas avassaladoras 22000 palavras. A coisa boa é que tenho um fim-de-semana pela frente para conseguir fazer uma boa porção desta tarefa.

E por hoje é tudo!

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 21: Contradições!

Das piores coisas que pode acontecer é dizer uma coisa num capítulo e contradizer-se no próximo. Foi o que me aconteceu...


O dia rendeu-me 1566 palavras, chegando ao total de 22865. Continuo ligeiramente atrasado, mas já esteve pior. A nove dias do final, avizinha-se uma tarefa gigantesca pela frente.

Hoje apercebi-me que, ao ligar certas pontas da história, para a tornar mais interessante, entrava em contradição com o que tinha dito anteriormente. Este é um dos problemas mais frequentes que acontecem quando não seguimos exactamente o plano. Em minha defesa, não acredito que haja muitos escritores a seguirem o plano à risca. Há sempre um elemento em tomamos liberdades, que podem alterar um pouco o rumo da história. Se é um problema, também é um desafio e torna todo o processo de escrever um livro uma pequena aventura em que umas vezes se segue o guião e outras nem por isso.

E por hoje é tudo!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 20: O ponto sem retorno

Finalmente atingi um dos marcos importante da história: O ponto sem retorno.


Para quem não sabe do que estou a falar, podem ir ler este artigo. Completei dois capítulos e ainda iniciei um terceiro, totalizando 1764 palavras no dia e 21299 no desafio. Este capítulos foram mais fáceis de escrever que os anteriores o que contribuiu para o melhor ritmo.

Cada dia que passa, estou mais perto do final do desafio. Isto tem tido altos e baixos, e nem sempre corre como esperava. A faltar apenas dez dias e 23701 palavras, o final está à vista, mas com imensos obstáculos para serem ultrapassados, sendo que o maior é a minha produtividade.

E por hoje é tudo!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 19: À terceira é de vez!

À terceira foi de vez, finalmente consegui terminar o capítulo!


Hoje escrevi 860 palavras e livrei-me do capítulo que já me andava a chatear há dias! O meu total anda agora pelas 19535, o que significa um grande atraso. No entanto, ainda não é desta que vou baixar os braços! Preciso de uma média acima das 2000 por dia para terminar, contudo, já o consegui fazer uma vez, por isso, creio que consigo repetir a proeza.

Como este encravamento todo, acabei criar mais algumas ligações entre as personagens e preencher o passado delas. A história ficou um pouco mais rica, mas creio que vou necessitar de uma segunda leitura para corrigir incongruências. Uma das mais frequentes são os nomes das personagens, que aparecem com apelidos diferentes ao longo do livro. Creio que preciso de expandir a minha lista de personagens, deixando as relações e acontecimentos mais explícitos. No entanto, isso fica para depois do Camp Nanowrimo.

E por hoje é tudo!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 18: Cada vez mais difícil!

Com o último terço do mês a aproximar-se, o desafio vai ficando mais difícil!


Hoje consegui a proeza de voltar a não escrever palavras suficientes para cumprir a meta diária. Fiquei-me pelas 534, chegando ao total de 18675. Se ontem estava encravado num capítulo por falta de ideias, hoje continuei empancado no mesmo. Pelo menos, conseguir ter uma ideia para desbloquear mas, quando a meti em prática, já era tarde demais para conseguir uma contagem de palavras decente. Uma das causas para ser tão tarde é que tive que ir reler todas as minhas notas.

Uma coisa que me ocorreu, para poupar tempo de escrita, é que devia imprimir o resumo dos capítulos (tanto os escritos como os que estão por escrever) e uma lista de personagens com as características base. Perco imenso tempo à procura dos ficheiros e cada vez que sair do documento há uma certa probabilidade de acabar distraído ao invés de escrever sem interrupções.

E por hoje é tudo!

domingo, 17 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 17: Um pouco menos...

Depois de um dia produtivo, vem sempre outro um pouco menos produtivo.


Hoje já escrevi 674 palavras, chegando ao total de 18141. Não consegui terminar o capítulo e parece-me que se deveu à uma quebra na história. Ou seja, acabei por explorar todas as ideias que tinha para o capítulo e usá-las demasiado depressa. Isso obriga-me a ter novas ideias, o que não é fácil. 

Faltam 13 dias para o final e eu preciso de uma quantidade astronómica de palavras para terminar o desafio. Parece-me que vai ser outro Camp Nanowrimo em que não vou ser bem sucedido! No entanto, ainda não vou baixar os braços.

E por hoje é tudo!

sábado, 16 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 16: O poder do fim-de-semana!

Um dia de recuperação intensiva.


Tinha estabelecido como meta para hoje, a escrita de cinco capítulos. O facto de ser Sábado e de estar um tanto atrasado serviram de motivação a aceitar este desafio. Não comecei propriamente cedo e dei-me como meta 500 palavras por hora, ao fim das quais me levantava e ia fazer outras coisas. Com umas horas que resultaram melhor que outras, lá conseguir escrever o número de capítulos que pretendia, totalizando 5391 palavras. Um autêntico salto de gigante (12% do total do Camp Nanowrimo). Ao olhar para o pico no gráfico, sinto-me mais confiante de que vou levar este evento a bom porto. Tenho de momento 17467 palavras e faltam-me cerca de 27500 para terminar.

A história avançou bastante! Estou a chegar ao ponto sem retorno, que é um dos meus favoritos, visto que depois disso a escrita costuma ser mais fluida e rápida. Esta é aquela altura em que já começamos a aparar as pontas soltas da história, tentando dar desfechos a todos os conflitos, ou seja, a minha tarefa começa a ficar mais simples.

Amanhã vou tentar escrever uns quantos capítulos, mas não creio que consiga igualar a proeza de hoje. Contudo, cada palavra escrita, é uma palavra a menos em falta.

E por hoje é tudo!

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 15: Capítulo a capítulo...

Grão a grão enche a galinha o papo.


Hoje voltei a definir como meta um capítulo. Foi outro dos pequenos e consegui começar duas horas mais cedo. Devo confessar que ajuda bastante começar a essa hora. Com menos sono, a escrita correu bem. Não demorei muito mais que uma hora, se excluir as pausas.

E agora é que reparo que já vamos a meio do Camp Nanowrimo. Metade do tempo, mas muito longe de metade do objectivo cumprido. Bem, já estive pior, mas definitivamente gostaria de estar melhor.

O dia rendeu-me 496 palavras, chegando ao total de 12076. Nem quero pensar nisto em termos de atraso, senão sou capaz de ficar muito desanimado. Prefiro pensar nisto em termo de número de capítulos já concluídos. Para amanhã estabeleci uma meta muito mais ousada e espero ser capaz de a cumprir.

E por hoje é tudo!

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 14: Mais um capítulo!

Hoje estabeleci como meta diária a conclusão de um capítulo.


Após a fraca prestação dos últimos dias, senti a necessidade de inverter a tendência, por isso escolhi como meta do dia a escrita de um capítulo. O capítulo é dos mais pequenos, o que ajudou a tornar o objectivo mais realizável. O problema foi só ter metido as mãos à obra às 11 da noite! Então, para não deixar de cumprir a meta, escrevi um capítulo de enfiada e a morrer de sono! Creio que o que escrevi ontem poderá ter ficado confuso, mas o sono não dava para mais.

Foi um capítulo de novo movimentado. Rendeu-me 602 palavras e cheguei ao total de 11580. O próximo capitulo é o último movimentado durante umas boas páginas. Como já tinha referido ontem, tenho uma maior preferência pelos capítulos mais calmos. Para além disso, começo a contar os capítulos que faltam para terminar o livro: o que deve coincidir, mais ou menos, com a meta deste Camp Nanowrimo.

E por hoje é tudo!

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 13: O Reiniciar!

Tenho tido uns dias muito pouco produtivos em termos de escrita, espero que hoje tenha sido o inverter da tendência.


Hoje escrevi umas simpáticas 591 palavras, chegando ao total 10978. Parece-me que o atraso é massivo e preocupante: neste momento deveria ter mais 8500 palavras. Preciso de pensar numa maneira de atingir esse objectivo, que implica um certa disciplina de ferro e cerca de 2000 palavras por dia. Em relação ao número de palavras, não me parece ser um problema, o maior problema parece ser a facilidade com que me distraio enquanto escrevo.

Terminei o capítulo que já me andava a chatear há vários dias. Apesar disso, a cena de acção ainda não terminou e ainda terei enfrentar outros dois capítulos mais curtos. Depois disso, terei algumas cenas com menos acção e com que estou mais habituado a lidar. Estou sensivelmente a um terço do final.

E por hoje é tudo!

terça-feira, 12 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 12: Nada!

Consegui passar um dia sem escrever!


Exacto, isso mesmo! Hoje não escrevi uma única palavra a contar para o desafio. Estou a ponderar contar as entradas no blogue a ver se consigo aumentar um pouco a contagem. A razão para tal desastre prendeu-se com uma mistura de cansaço e chegar a casa tarde. Citando e adaptando Heisenberg: Quando temos energia falta-nos o tempo e quando sabemos a velocidade não fazemos ideia de onde estamos.

E por hoje é tudo!

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 11: Em que me espalhei...

Todos os desafios de escrita têm dias deste género...


Se nos dias anteriores não escrevi grande coisa, foi por estar ocupado a planear, mas hoje foi por me sentir demasiado cansado para escrever. Apesar de ter algum tempo disponível, o qual, apesar de não ser muito, seria suficiente para colocar no ecrã umas boas centenas de palavras, decidi procrastinar e escrever muito pouco.

Às vezes, acontece-me demorar imenso tempo para escrever um cena que é rápida e tensa. Não tenho a certeza da razão disto acontecer, mas creio que tem a ver com o facto de exigir um tipo de escrita mais fluído. Pede frases mais curtas e um ênfase dos sentidos que, paradoxalmente, pode ser bastante complicada de se realizar. Para além disso, tenho de desligar o meu editor interno, que me atrasa bastante o processo de escrita.

Fiquei-me pelas 270 palavras, atingindo um total de 10387.

E por hoje é tudo!

domingo, 10 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 10: E mais um pouco de planeamento...

O final de mais esta tarefa!


Se ontem passei a maior parte do tempo a planear vários capítulos do Jarro de Porcelana, hoje o dia não foi muito diferente. Mas, ao invés de planear para uma semana, planeei o resto do livro e deste Camp Nanowrimo. Foram mais de duas horas, a tender para as três, em que li notas e organizei cada um dos capítulos e todos os acontecimentos principais. Devo confessar que é mais cansativo que simplesmente escrever. Contudo, com isto, espero conseguir facilitar o meu progresso nos próximos dias.

Em termos de palavras, que é bom, fiquei-me por cerca de uma centena, chegando ao total de 10117. Acho que o atraso começa a ser considerável e que vou ter que me esforçar mais nos próximos dias.

E por hoje é tudo!

sábado, 9 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 9: Uma Jornada de Planeamento

A contagem pode não aumentar, mas mesmo assim progredir bastante.


Hoje escrevi uma miséria de palavras, mas mesmo assim, considero que foi um dia bastante produtivo em termos de escrita. Passei umas boas horas a planear os próximos capítulos e creio que amanhã acontecerá o mesmo. Apesar de criar um atraso considerável no número de palavras, previne que eu perca tempo mais tarde. Espero com isto conseguir escrever com maior fluidez nos próximos dias.

E por hoje é tudo!

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 8: Bloqueios!

Hoje padeci de um mal que afecta muitos escritores: o bloqueio.


Acontece a toda a gente, mesmo aos que não são escritores: sentado-nos para escrever e o ecrã vazio ou a folha em branco intimidam-nos de tal modo que acabamos por não conseguir escrever nada. Foi o que me aconteceu ontem. Há várias maneiras de lidar com o problema, como referi neste artigo, contudo creio que o problema adveio do facto de não ter o capítulo planeado. Passei um bom bocado a tentar pensar naquilo que queria escrever e acabei por avançar um bom bocado na história. Não sei se vou voltar atrás para acrescentar um capítulo ou dois, mas é bem provável que não o faça.

Com isto tudo, acabei por começar uma série de capítulos em que a vida de várias personagens estará por um fio. Escrever cenas com mais acção ajuda a desbloquear a escrita. E se é mais fácil de escrever, de certo que é aperitivo de se ler. Com isso, escrevi 858 palavras, chegando ao total de 10002. Por esta altura já deveria estar nas 12000. É um atraso considerável, mas que espero ser recuperável durante o fim-de-semana, que começa já amanhã.

E por hoje é tudo!

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 7: Confrontos!

Uma boa história precisa de um bom conflito, ou até vários!


Não há regra mais transversal e universal na escrita de um romance do que o conflito. Seja ele protagonista versus antagonista, protagonista versus natureza, protagonista versus protagonista, protagonista versus divindade, protagonista versus sociedade, ou outros, o conflito é o combustível da trama. Se quiserem saber mais, podem ler este artigo e este também. Eu cheguei ao momento da história em que há vários conflitos a decorrer. Muitos deles pareciam secundários, mas ganharam relevância. Em especial aqueles que se referem às personagens que querem as mesmas coisas mas não se entendem no modo de as obterem.

Consegui escrever 1511 palavras, chegando ao total de 9144. Portanto, no fim da primeira semana do Camp Nanowrimo, consegui cumprir pouco mais de um quinto da meta total. Traduzindo por miúdos, deveria estar nas 10500 palavras. Chega de números!

O planeamento esgotou-se, o que significa que amanhã irei ter de planear antes de poder começar a escrever. O facto de não ter nada planeado está a mostrar ser um dos principais entraves ao sucesso deste desafio. Enquanto me lembrar disto, não volto a cometer o mesmo erro.

E por hoje é tudo.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 6: Isto está a aquecer!

Não só é só a temperatura física, mas também a história.


Hoje consegui chegar mais cedo a casa do que estava à espera, por isso pude sentar-me e escrever durante quatro horas quase sem interrupções. Consegui escrever 1534 palavras, chegando ao total de 7633 palavras. Foi outro bom dia de escrita, em que recuperei um pouco do atraso, que agora ficou nas 1367 palavras, ou seja, um pouco menos de um dia.

Em termos de história, creio que escrevi um dos capítulos mais importantes da trama. Uma reviravolta monumental, em que espero apanhar o leitor completamente desprevenido. Vi-me obrigado a investigar sobre procedimentos policiais e a aumentar a história de uma das personagens para melhor conseguir mostrá-la na história. Quando é que a polícia me baterá à porta por causa do meu histórico de pesquisas? O ritmo dos acontecimentos terá de aumentar nos próximos dia/capítulos.

E por hoje e tudo!

terça-feira, 5 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 5: Ups!

A rotina de Nanowrimo, tem destas coisas...


Há sempre alguns dias, durante estes desafios, em que não cumprimos a meta diária. Neste caso, fiquei a milhas: 385 palavras apenas. Foi um dia em que estive ocupado com imensas pequenas tarefas que precisavam de ser feitas o quanto antes. Infelizmente, isso fez com que chegasse mais tarde a casa do que planeava.

Não posso dizer que a história tenha avançado muito, e creio mesmo que os acontecimentos narrados até era previsíveis. Amanhã espero o dia seja mais interessante em termos do avanço da história.

E por hoje é tudo!

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 4: E vão mais três!

Um dia mediano, ou assim espero.


Hoje o dia rendeu-me 1694 palavras, um pouco acima da média diária planeada. Fiquei surpreendido por ter conseguido ter um dia destes durante a semana. O total chegou às 5714, o que na prática se traduziu em mais três capítulos terminados. Os acontecimentos estão a precipitar-se e a história deverá chegar à sua conclusão dentro de vinte a trinta capítulos.

Estive a olhar para o Nanowrimos e Camp Nanowrimos em que já participei. Em metade fui bem sucedido e na outra metade não conseguir atingir a meta proposta. A parte mais interessante é que em quatro Camps só fui bem sucedido uma vez e nos Nanowrimos atingi o objectivo em três das quatro vezes. Parece que levo o Nanowrimo mais a sério que o evento irmão. Terá alguma coisa a ver com o facto de o Nanowrimo acontecer num mês mais frio que os Camp?

E por hoje é tudo!

domingo, 3 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 3: Bom Ritmo!

Um Domingo cheio de sol e de muita escrita!


Ao domingo temos sempre mais tempo para escrever. Certo? Nem sempre! Hoje foi um dia cheio de sol onde fiz de tudo um pouco, incluindo escrever!

Fiquei-me pelas 1919 palavras, chegando ao total de 4020. Conto agora apenas com um ligeiro atraso que espero conseguir recuperar nos próximos dias. Consegui terminar dois capítulos e a história avançou bastante. O final do livro já está à vista. Consegui também trabalhar na organização da história, transformando as esparsas notas num plano efectivo. Durante esta semana não devo ter problemas nesta área.

Contudo, foi fim-de-semana e durante a semana o tempo será mais limitado. Não tenho a certeza se vou conseguir cumprir todos os dias a quota de palavras. Não é fácil conseguir três horas diárias, livres de distracções.

E por hoje é tudo!

sábado, 2 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 2: Ramp up!

Foi dia de ganhar ritmo!


Até começar este Camp Nanowrimo, não escrevia há mais de dois meses. Passar de inactividade total para o ritmo frenético do Nano não é fácil. Para mais, houve um momento em que me esqueci do nome de uma das personagens principais: vou precisar de reler tudo o que escrevi até ao momento. As minhas notas estão mais incompletas do que gostaria, há muitos detalhes que considerei óbvios e que entretanto me esqueci. Uma história que à primeira vista parecia simples vai complicando à medida que adiciono detalhes. Esses detalhes são necessários para dar vida à história e é fundamental que não me esqueça deles. Em suma, senti-me como um marinheiro num barco à deriva. Para ajudar à festa, tive uma necessidade extrema de actualizar o blogue e escrever alguns das publicações em atraso.

Quando finalmente consegui direccionar-me correctamente, consegui um simpático total diário de 1288, perfazendo 2101. É um pequeno atraso, de 900 palavras, que espero que seja facilmente recuperável.


Amanhã espera-me mais uma sessão de planeamento da história, da qual só tenho linhas muito gerais e vagas para os próximos capítulos. Como é Domingo não deve ser complicado apanhar o comboio da contagem diária.

E por hoje é tudo!

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Camp Nanowrimo: Abril de 2016 - Dia 1: O Início

Acabou de começar a primeira edição deste ano do Camp Nanowrimo.


Como vos falei aqui, decidi  juntar-me ao desafio, mesmo sem ter uma história delineada. O plano era escrever duas novelas, com cerca de 20000 palavras cada. No entanto, no último momento, optei por continuar o policial que andei a escrever no Nanowrimo anterior, O Jarro de Porcelana. A tarefa não ficou muito mais simples, visto que não tenho tido grande contacto com a história nos últimos tempos.

A meta a que me proponho são as 45000 palavras, que penso dar para terminar o livro. Caso ainda me faltem escrever algumas, irei criar mais alguns contos para o meu universo Era Dourada ou Porto e Galiza.

Assim sendo, às 7 da manhã meti mãos à obra. Aproveitei o tempo que tenho antes do trabalho para me levantar mais cedo e tratei de adiantar a minha contagem. Escrevi cerca de 500 palavras. Planeava escrever durante a hora de almoço, o que acabou por não acontecer e assim, quando cheguei a casa, consegui juntar cerca de 300 à conta, perfazendo um total diário de 813. Este valor é bastante abaixo da minha meta diária de 1500. Amanhã é Sábado e penso ser fácil recuperar.

E por hoje é tudo!