segunda-feira, 19 de maio de 2014

Livros: Sonetos

Este livro andou mais de dois anos nas prateleiras antes de o levar para uma longa viagem de comboio.

Autora: Florbela Espanca
Resumo: Florbela Espanca (Vila Viçosa, 8 de Dezembro de 1894 — Matosinhos, 8 de Dezembro de 1930), baptizada como Flor Bela de Alma da Conceição Espanca, foi uma poetisa portuguesa. A sua vida, de apenas trinta e seis anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização, feminilidade e panteísmo.

Nesta edição encontramos as suas obras Livro de Mágoas (1919), Livro de Sóror Saudade (1923) e Charneca em Flor (1931).

Florbela tentou o suicídio por várias vezes, uma das quais em Novembro de 1930, na véspera da publicação da sua obra-prima, Charneca em Flor. Após o diagnóstico de um edema pulmonar, a poetisa perdeu definitivamente a vontade de viver. Não resistiu à terceira tentativa do suicídio. Faleceu em Matosinhos, no dia do seu 36º aniversário, a 8 de Dezembro de 1930. A causa da morte foi a sobredose de barbitúricos.



Eu não sou um grande fã de poesia, mas há obras que são incontornáveis e esta é uma delas. Ninguém escreve sonetos como os de Florbela Espanca. A meio da leitura caí na tentação de ouvir as versões em fado de Mariza dos sonetos Caravelas e Desejos Vãos. Ambas as interpretações capturam o essencial dos sentimentos derramados nestes versos: sonhos perdidos, amor não correspondido e o desejo da morte.

Recomendo o livro o quem gostar Camões, Antero ou poesia em geral.

Classificação: 5 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário