quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Livros: Danças

Nesta colecção nota-se uma clara tendência para o terror.


Autora: Júlia Pinheiro
Sinopse: Nº 7 da "Colecção Barbante" pela Imaginauta


Temos aqui outra ideia interessante que gostei bastante e que está bem explorada. No entanto, a execução não foi a melhor: o texto parece demasiado morto e não procura ligar-se ao autor.
Recomendo a quem quiser conhecer novos escritores.

Classificação: 3 estrelas


segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Livros: Algures em 2045

Como é que será o mundo em 2045?


Autor: Fábio Carvalho
Sinopse: Nº 6 da "Colecção Barbante" pela Imaginauta.


Há uma ideia interessante por detrás do conto, mas a execução não foi das melhores. Falta empatia com a personagem principal e a narrativa tem um tom muito morno. Teria sido interessante criar mais tensão.
Recomendo a quem quiser descobrir autores portugueses.

Classificação: 3 estrelas

domingo, 14 de agosto de 2016

Chá de Domingo #87: O Que é o Solarpunk? - Parte 1/2

Hoje vou falar-vos um pouco so Solarpunk.


A definição do wikipédia diz-nos que é um movimento de ficção especulativa eco-futurista. Assume um futuro em que escassez e a hierarquia são erradicadas e a humanidade é reintegrada com a natureza. Para além disso, toda a tecnologia é usada para efeitos ecológicos e humanos. O subgénero incluí a estética, arte e literatura. Surgiu após o ciberpunk em conjuntos com as suas variantes: biopunk e steampunk.

Significado do Nome
O prefixo solar surge a partir da ideia de energia verde, mais especificamente a solar, assim como fotossíntese, plantas e vegetação em geral. O prefixo é também um compromisso de uma utopia acessível e igualmente repartida por toda a humanidade, assim como todas as outras formas de vida, assim como a luz solar é para todos e não pode ser privatizada nem tornada numa mercadoria por corporações. O sufixo punk refere-se aos elementos de contra-cultura, uma revolta contra a estrutura contemporânea, governos corruptos e corporações que poluem e ignoram os problemas ambientais.


Origem
O solarpunk teve a sua origem na preocupação com problemas ambientais, nomeadamente o aquecimento global, estando fortemente ligado ao eco-activismo. Os temas recorrentes e que influenciam cada aspecto desta subcultura são sustentabilidade, energias renováveis, política verde e todas as que estão associadas a estes. Vai buscar inspiração a vários conceitos contemporâneos como cidades em transição, justiça climática e ecologia social assim como de campos mais alargados como resiliência e economia ecológica. Em termos políticos, inclina-se para uma esquerda anti-autoritária, nomeadamente para o anarquismo social: democracia directa, economia cooperativa, descentralização, oposição à hierarquia e união na diferença. Em termos económicos, descarta o capitalismo de mercado e socialismo estatal em favor duma economia comum descentralizada e equalitária. Baseando-se em empresas cooperativa geridas de modo democrático, gestão comum e local dos recursos, automatização do trabalho através de tecnologias ecológicas, percepção da economia como uma parte da ecologia, ajuste da produção com o consumo e a mudança do objectivo da economia do lucro e crescimento para um aumento do bem estar psicológico, biológico e social das pessoas e do planeta.

Esteticamente, tem grandes influências no design natural, faça você mesmo e fibras naturais. Em particular, há uma tendência para as linhas suaves e de inspiração natural da arte Nouveau. Também há inspirações Vitorianas e Eduardianas, Afrofuturismo e arte do médio oriente, em particular como moda. A maioria coloca o ênfase estético e arquitectural nas comunidades intencionais e na arte utilitária.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Livros: Deus à Presidência

E se Deus se tornasse presidente?


Autora: Aldenor Pimentel
Sinopse: Nº 5 da "Colecção Barbante" pela Imaginauta


Gostei da ideia, apesar de execução não ter sido a melhor. Atendendo ao formato, não creio que a autora pudesse ter transformado o contar em mostrar. Esta ideia merecia um conto mais elaborado.
Recomendo a quem quiser conhecer mais autores lusófonos.

Classificação: 3 estrelas

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Livros: De Onde Veio a Máscara?

Esta colecção trouxe um novo fôlego à ficção especulativa portuguesa.


Autor: Rui Bastos
Sinopse: Nº 4 da "Colecção Barbante" pela Imaginauta.


Estou dividido em relação a este conto. A ideia é simples e tem bastante potencial, mas não me parece ter sido aproveitada da melhor maneira. Falta talvez empatia com a personagem principal ou algo que nos ligue a situação.
Recomendo a quem quiser conhecer um promissor escritor português.

Classificação: 3 estrelas

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Livros: A Criatura do Travesseiro

Não há duas sem três!


Autor: Duda Falcão
Sinopse: Nº 3 da "Colecção Barbante" pela Imaginauta


Apesar de o autor conseguir prender o leitor, falta criar empatia com as personagens. Seria uma óptima maneira de aumentar o efeito da narrativa.
Recomendo a quem quiser conhecer novos escritores.

Classificação: 3 estrelas

domingo, 7 de agosto de 2016

Chá de Domingo #86: Balanço do Camp Nanowrimo de Julho de 2016

O Camp Nanowrimo de Julho acabou há uma semana. Agora que as coisas acalmaram, é hora de fazer o balanço.


Desta feita, meti na cabeça terminar O Jarro de Porcelana, rever As Nuvens de Hamburgo e ainda escrever uns 7 contos. O primeiro dia foi passado a entrar e sair de aviões, conseguindo completar um conto. O segundo dia foi menos produtivo, mas fiquei no ponto exacto em que não há atraso nem adiantamento. No terceiro dia continuei a cumprir o plano, a faltar apenas 7 capítulos para terminar o Jarro de Porcelana. No dia seguinte decidi fazer uma pausa e começar a escrever um conto que previa ter três partes com mil palavras cada mas que acabou por ter cinco. O quinto dia foi dedicado ao Jarro de Porcelana, completando mais um capítulo, no dia seguinte repeti a proeza. O sétimo dia tornou-se no dia mais produtivo do desafio, com 1892 palavras: completei dois capítulos e terminei a segunda parte do conto. O oitavo ganhou o estatuto de menos produtivo com 83 palavras. No nono dia escrevi dois capítulos e comecei o último do livro. Para além disso, ultrapassou o sétimo dia em produtividade, com um total de 2059 palavras. Ao décimo dia terminei o primeiro rascunho do Jarro de Porcelana, cumprindo assim um dos objectivos traçados.


No décimo primeiro dia iniciei a reescrita das Nuvens de Hamburgo, tornando-o o dia mais produtivo com 2511 palavras. No dia seguinte terminei dois capítulos, ficando com um total de três. Embora tenha terminado outro capítulo, o décimo terceiro dia ficou marcado pela proposta de capa avançada pela minha esposa. O dia seguinte protagonizou a publicação mais acedida de todo o desafio e uma capa melhorada que podem ver abaixo. No décimo quinto dia terminei o sexto capítulo. Foi a primeira vez que cheguei a meio do desafio sem atrasos nem adiantamentos.


O décimo sexto dia da jornada passei-o a escrever o sétimo capítulo de raiz, ao contrário do que aconteceu com os anteriores. E passou mais um dia e escrevi mais um capítulo. O nono capítulo e a reviravolta foram atingidos do décimo oitavo dia. E outro dia, outro capítulo. Por motivos profissionais, o vigésimo dia foi muito menos produtivo.


O vigésimo primeiro dia trouxe ainda mais atraso. No dia seguinte, apesar de não ter escrito muito, terminei o capítulo 11 e a terceira parte do conto. O vigésimo terceiro dia tornou-se o dia com maior produtividade com 2567 palavras, com as duas partes que faltavam ao conto e ainda uma porção do capítulo 12. Três capítulos foi o que terminei a 24 de Julho. O vigésimo quinto roubou o título de dia mais produtivo com 2797 palavras, o completado do capítulo 15 e atingindo o Ponto sem Retorno. O Momento de Desespero chegou no vigésimo sexto dia com o décimo sexto capítulo. Apesar do cansaço: mais um dia e mais um capítulo. O vigésimo oitavo dia foi o dia oficial de carência. Ao invés continuar o 19º capítulo, passei grande parte do dia vinte e nove a escrever um artigo de não-ficção que sairá em breve numa pequena revista. Foi só no trigésimo dia que completei o décimo nono capítulo. O último capítulo das Nuvens de Hamburgo foi escrito no último dia do desafio.

O meu desempenho foi suficiente para conseguir o crachá de vencedor. O terminar do primeiro rascunho do Jarro de Porcelana e a reescrita das Nuvens de Hamburgo eram as minhas prioridades. Apenas não cumpri um dos três objectivos que tinha traçado: escrita de 7 contos - acabei por me ficar pelos 2 e mais um artigo. Foi o Camp Nanowrimo mais regular de sempre! Podem ler o diário completo do desafio aqui. Cá vos espero em Novembro!

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Livros: Uma Última Volta

Segundo volume? E vai mais uma voltinha!


Autora: Ana Luz
Sinopse: Nº 2 da "Colecção Barbante" pela Imaginauta


Apesar de um conto simples, tive dificuldade em perceber o final, quem nem com a segunda leitura ficaram esclarecidas. As descrições estão bem conseguidas e foi relativamente fácil de criar empatia com a personagem principal.
Recomendo, é uma excelente oportunidade de conhecer novos escritores!

Classificação: 3 estrelas

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Livros: O Duende Delegado

A curiosidade em ler os contos desta colecção foi finalmente satisfeita.


Autor: Luis Melo
Sinopse: Nº 1 da "Colecção Barbante" pela Imaginauta


O estilo com que a história é contada não favorece à proximidade do leitor com o protagonista, no entanto não vejo outra maneira de explorar esta ideia neste formato. Recomendo, é uma excelente oportunidade de conhecer novos escritores!

Classificação: 3 estrelas

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Livros: The Girl in the Spider's Web

O mais difícil na leitura deste livro foram as constantes comparações com os da trilogia original.


Autores: David Lagercrantz, baseado no trabalho de Stieg Larsson.
Sinopse: She is the girl with the dragon tattoo—a genius hacker and uncompromising misfit. He is a crusading journalist whose championing of the truth often brings him to the brink of prosecution.
Late one night, Blomkvist receives a phone call from a source claiming to have information vital to the United States. The source has been in contact with a young female superhacker—a hacker resembling someone Blomkvist knows all too well. The implications are staggering. Blomkvist, in desperate need of a scoop for Millennium, turns to Salander for help. She, as usual, has her own agenda. The secret they are both chasing is at the center of a tangled web of spies, cybercriminals, and governments around the world, and someone is prepared to kill to protect it . . .
The duo who captivated millions of readers in The Girl with the Dragon Tattoo, The Girl Who Played with Fire, and The Girl Who Kicked the Hornet’s Nest join forces again in this adrenaline-charged, uniquely of-the-moment thriller.


Devo confessar que estava curioso para ver como seria a continuação da trilogia.  O mais frequente nestes casos, é a comparação com o autor original, o que procurei evitar, embora tenha tido apenas um sucesso parcial. O estilo de escrita é bastante diferente e devo reconhecer que Langercrantz é bastante mais económico com as palavras que Larsson. Creio que é uma mais valia. Os blocos de texto gigantes com as descrições do que Blomkvist come e por onde passeia tornavam-se um pouco saturantes na trilogia original. Do mesmo modo, o tema central não é tão forte como poderia esperar: o hacking de um servidor nos EUA e a morte de um cientista não se compraram ao desaparecimento de uma jovem e de um assassino em série de mulheres. Estas duas características tornavam os livros anteriores originais, embora a segunda me pareça ter mais impacto que o estilo prolixo. As personagens estão fieis embora pareça que não houve qualquer esforço para as aprofundar mais. A trama vai crescendo e embora comece num ritmo extremamente lento, acaba por prender o leitor: não é muito diferente do estilo de Larsson. Parece haver mais descrições de locais e de acções do que dos estados de espírito das personagens. Em suma, é uma leitura agradável que poderá ser prejudicada pelas expectativas.
Recomendo a todos os fãs de um romance policial e/ou da série original.

Classificação: 4 estrelas

domingo, 31 de julho de 2016

Camp Nanowrimo - Julho de 2016: Dia 31 - O Fim!

Senhores e senhoras, chegamos enfim ao final deste desafio!


Domingo solarengo. Quente como o caraças. Que dá vontade para tudo o que envolva praia e dormir. Escrever? Não muito!

Terminei o capítulo 20. Não foi nada complicado, antes do pequeno almoço já estava pronto. Ainda tentei escrever um conto, mas as mil e uma coisas que andava a adiar desde o início do desafio caíram-me todas em cima. O que importa é que consegui terminar a rescrita do livro!

Escrevi umas meras 490 palavras, mais que suficiente para ser considerado um vencedor. O total ficou-se pela 45417.  Em Novembro cá estarei para mais!

No próximo Domingo faço um balanço detalhado deste Camp Nanowrimo.

E assim terminou!

sábado, 30 de julho de 2016

Camp Nanowrimo - Julho de 2016: Dia 30 - A um Passo do Final

A um passo do final, é hora de atar as pontas soltas e terminar os projectos que comecei.


O facto de ser Sábado ajudou bastante a conseguir por em prática uma boa parte do que tinha planeado. Podia ter feito um pouco mais, todavia, parece-me que me falta o gás. Não é de admirar, já mantenho este ritmo há 30 dias.

Terminei de escrever o capítulo 19. Não faltava muito e eu decidi complicar um pouco mais a vida da personagem, para ser mais fácil de escrever. Comecei a rescrever o capítulo 20. Este capítulo está a necessitar de várias alterações profundas. Houve tantas alterações de enredo que mudaram o final da história.

Escrevi 1680 palavras, chegando ao total de 44927. Estou a umas poucas dezenas de palavras de terminar este desafio com sucesso. Ainda bem que o mês não tem só 30 dias, senão tinha morrido na praia! No último dia de Abril, escrevi mais algumas palavras que hoje, mas não terminei o desafio por faltar mais de 10000 palavras.

Amanhã há mais!

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Camp Nanowrimo - Julho de 2016: Dia 29 - Variedade!

Hoje decidi deixar tudo de parte e dedicar-te a escrever algo diferente!


Escrever sobre um tema totalmente diferente ajuda a desanuviar a ideias. Não estava a contar ter que escrever um artigo antes do final do mês. Não faz mal: conta para as palavras!  Finalmente arranjei que desse uma vista olhos na nova versão do manuscrito. Em breve espero poder dar novidades.

O artigo foi relativamente fácil de escrever, tinha uma boa biografia para me apoiar. Foi a primeira vez que escrevi algo nesta temática: construção natural. Trabalhei um pouco no capítulo 19, mas ainda não foi desta que o terminei.

Escrevi 1599 palavras, atingindo um total de 43247. Estou a umas meras 1700 palavras de terminar o desafio! Em Abril, escrevi mais 3300 palavras, embora o meu total fosse 11000 menor. 

Amanhã há mais!

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Camp Nanowrimo - Julho de 2016: Dia 28 - Dia de Carência!

Há que prever que estes dias acontecem e um bom plano tem sempre em conta este tipo de percalços.


O dia não foi nada produtivo. Um amigo veio-me visitar e passei a tarde com ele a visitar a cidade. De manhã podia ter escrito, mas como me esqueci do carregador to portátil no escritório, fui forçado a deixar as tecnologias de lado. Por preguiça, não me apeteceu escrever á mão. Por isso, acabei por escrever só um pouco à noite, já depois das 23:00.

Comecei a escrever o capítulo 19, que está a ser criado de raiz. Isso faz com que demore muito mais que os anteriores. Todavia, creio que vai ser uma adição excelente à história.

Escrevi 564 palavras, chegando ao total de 41648. A contagem diária foi semelhante ao mesmo dia do desafio anterior, embora o total seja 14000 palavras maior. Com o final à porta, o importante é não criar mais atrasos, para não morrer na praia

Amanhã há mais!

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Camp Nanowrimo - Julho de 2016: Dia 27 - Cansaço!

O cansaço do dia-a-dia soma-se ao esforço do Camp Nanowrimo, multiplicando as dificuldades.


Se bem se lembram, ontem às 10 da noite fui requisitado para trabalhar. Correu muito pior do que poderia esperar e só pude ir dormir depois das duas da manhã. Hoje passei o dia bastante cansado, o que afectou a minha produtividade a todos os níveis. Felizmente, hoje o projecto foi apresentado e não deverei ter que fazer muito mais por ele.

Terminei a rescrita do capítulo 17. Apesar de até ser uma tarefa simples, demorei muito mais tempo do que o normal. Rescrevi o capítulo 18. Não introduzi grandes alterações, mas tive cuidado para tentar evitar fazer como em alguns capítulos que vão precisar de muita revisão.

Aumentei em 2093 palavras a minha contagem! Estou com um total de 41084! Yup, já passei a barreira das 40000, o último marco antes do final.  No mesmo dia de Abril, apesar de já não acreditar que conseguia cumprir o objectivo, escrevi só menos 200 palavras que hoje. Infelizmente, o total era 14000 mais baixo. Só faltam 4 dias e 4000 palavras para terminar!

Amanhã há mais!

terça-feira, 26 de julho de 2016

Camp Nanowrimo - Julho de 2016: Dia 26 - Momentos Sem Desespero

Continuo a progredir no desafio à velocidade de cruzeiro.


O dia correu bem e poderia ter corrido melhor se não me tivessem pedido para realizar uma tarefa extra para o meu trabalho às dez da noite. Isso acabou por me comer bastante tempo que deveria ter sido dedicado à escrita.

Terminei a rescrita do capítulo 16 e comecei no capítulo 17. Os últimos dias não têm sido muito difíceis em termos de escrita, porque as alterações não são muito profundas. O capítulo 17 é o Momento de Desespero, ou seja, a porta de entrada para o final do livro.

Escrevi 1328 palavras, chegando ao total de 38991. Continuo a cumprir o calendário com uma precisão milimétrica! Não era o caso no mesmo dia de Abril, em que escrevi menos 400 palavras e o total era 13000 menor. Estou na recta final, faltam apenas 5 dias e 6000 palavras para terminar.

Amanhã há mais!

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Camp Nanowrimo - Julho de 2016: Dia 25 - On Track!

Nada como estar de novo na calha, a cumprir o plano!


Segunda-feira! Regressar ao trabalho e manter o ritmo da escrita! Nada fácil! Pelo menos consegui estar de volta ao programa: sem atrasos!

Rescrevi o capítulo 15, que não foi muito difícil. Este capítulo é o Ponto Sem Retorno e por isso a escrita vai ficando mais fluída. As alterações que introduzi não tem grande impacto neste ponto específico. Comecei a rescrever o capítulo 16. Este, em conjunto com os dois seguintes, são os meus favoritos.

Escrevi 2597 palavras, atingindo o total de 37663! Estou oficialmente sem atrasos! Bastam 1500 palavras por dia, com um dia de carência para terminar o desafio em beleza. Do dia 25 de Abril, escrevi menos 2000 palavras e estava no limbo entre desistir e persistir. Estou com quase 12000 palavras a mais. 

Amanhã há mais!

domingo, 24 de julho de 2016

Camp Nanowrimo - Julho de 2016: Dia 24 - O Final Já Está à Vista!

Falta apenas uma semana para terminar o desafio. A recta final é sempre a mais difícil para também a mais recompensante. 


O Domingo é um excelente dia para ser produtivo. Diria mais, uma oportunidade única durante a semana para se ser produtivo. Depois de terminar o conto pendente, decidi focar-me na rescrita do livro para a poder completar o mais depressa possível. Posso até revelar que já tenho planos para o manuscrito!

Terminei a rescrita do capítulo 12. Não tive de alterar muito o que tinha escrito. Desconfio que vou ter que passar a história a pente fino quando terminar. Com tantas alterações, fico com a impressão que me posso ter repetido ou contradito. Escrevi o capítulo 13 de raiz. Foi bastante curto e é praticamente diálogo, não me dando uma grande dor de cabeça. Rescrevi o capítulo 14, que apesar do seu tamanho e de necessitar de alterações consideráveis, consegui terminar. Com o final a aproximar-se, espero que os próximos sejam mais fáceis.

Escrevi 2460 palavras e ultrapassei a meta das 35000 em 66 palavras! Mais um marco importante atingido! Faltam menos de 10000 palavras e tenho 7 dias para terminar. No mesmo dia de Abril, não escrevi uma única palavra e estava a ponderar desistir. O sentimentos eram os opostos aos que sinto hoje.

Amanhã há mais!

sábado, 23 de julho de 2016

Camp Nanowrimo - Julho de 2016: Dia 23 - Em Recuperação!

Já tive atrasos maiores, no entanto a melhor maneira de dar a volta é tentar reduzí-los um pouco cada dia.


O objectivo do dia era escrever bastante, por isso deixei a rescrita de lado e concentrei-me no conto. Há outra razão que motivou esse decisão: o raio do conto teimava e não estar terminado e isso mexe comigo. Não gosto de pontas soltas. Por ser um Sábado, foi muito mais fácil ser produtivo. Uma das coisas boas deste Camp Nanowrimo é que termina num fim-de-semana, dando-me a hipótese de recuperar algum atraso na recta final.

Terminei o conto, acrescentando a quarta e quinta parte. Lembro que o plano original contemplava apenas três partes, mas a coisa foi-se alongando e acabou com mais duas. A última foi adicionada durante a escrita, com zero planeamento. Todavia, correu bem! Depois disso, dediquei-me ao capítulo 12, o qual precisou de uma boa dose de pesquisa para avançar, não conseguindo por isso escrever mais que umas 500 palavras.

Escrevi 2567 palavras, tornando o dia o mais produtivo de todo o desafio. Já somo 32606 palavras e o atraso anda pelas 2000, ou seja, um bom dia de escrita. No mesmo dia de Abril, estava numa montanha russa de produtividade, a tender para o fundo. Escrevi menos 2000 palavras que hoje e tinha menos 9000. Estava a ponderar desistir. Hoje estou a ponderar persistir!

Amanhã há mais!

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Camp Nanowrimo - Julho de 2016: Dia 22 - Can't Stop!

Mesmo atrasado, especialmente por estar atrasado, tenho de tentar escrever o máximo por dia.


O objectivo do dia era tentar não aumentar o atraso. Não o consegui totalmente, por ser obrigado a escrever às mijinhas. Um pouco aqui, termino o capítulo. Pausa. Um pouco ali, termino a parte do conto. Outra quebra. É um desafio ser produtivo com estas condicionantes!

Terminei o capítulo 11, que ficou ainda mais curto do que antecipei. Depois terminei a terceira parte do conto que já se andava a arrastar há semanas! Não sei se é bom ou mau, mas o conto era suposto terminar na terceira parte e eu acabei a decidir que ainda precisava de mais uma para dar um desenlace interessante à coisa. Comecei a rescrever o capítulo 12, mas não conseguir fazer muito.

O balanço do dia ficou-se pelas 978, um melhoria significativa em relação aos últimos dois dias. Tenho um total de 30039 palavras e o atraso anda pelas 3000. Espero que o fim-de-semana seja bastante produtivo para anular estes imprevistos. No dia 22 de Abril, escrevi menos 800 palavras e tinha menos 7000 do que tenho neste desafio. Apesar de estar muito melhor, o desafio ainda não está ganho!

Amanhã há mais!