quarta-feira, 30 de março de 2016

Ebooks: O Muro

Neste conto o autor explora outra vertente do seu universo literário.


Autor: Pedro Pereira
Sinopse: Maurice Bruel é um jovem membro da Guarda de Nouvelle Paris, uma das maiores colónias humanas, construída nas ruínas da cidade de Paris. Como membro da Guarda, a sua função é vigiar o Muro e proteger os habitantes da colónia. Porém, uma decisão está prestes a mudar a sua vida para sempre...


O início do conto devia ter acontecido um pouco mais à frente na acção. As descrições estão bem feitas e ajudam-nos imaginar o mundo. A personagem principal necessita de ser um pouco mais trabalhada. No entanto, assim que a parte final da trama se começa a desenrolar, todos esses pequenos lapsos são postos de lado. O final não é o esperado. Em suma, um conto que podia ser melhorado, mas que mesmo assim é uma leitura agradável.
Recomendo este conto a quem quiser conhecer um pouco mais do universo criado por este autor.

Classificação: 3 estrelas

segunda-feira, 28 de março de 2016

Ebooks: Soltem o Kraken!

Neste conto, a autora mostrou um bom sentido de humor.


Autora: Inês Montenegro
Sinopse: Cansado de ser invocado por conta de partidas e brincadeiras, Kraken decide tratar do assunto com os próprios tentáculos.


O título do conto dá-nos certas expectativas, só para as quebrar pouco depois. A narrativa é muito simples, mas atinge os objectivos. Acaba por ser um conto humorístico, contendo somente a tensão necessária para manter o leitor agarrado. Não há muito a dizer sobre as personagens, a autora deixou-as bastante difusas, mas como se tratam de estereótipos, é fácil o leitor imaginá-las. Um boa ideia e uma boa execução.
Recomendo este conto a quem quiser passar um bom bocado.

Classificação: 4 estrelas

domingo, 27 de março de 2016

Chá de Domingo #76: Aquecimento para o Camp Nanowrimo Abril de 2016

Abril está à porta e com ele o Camp Nanowrimo!


A maioria dos frequentadores deste blogue já está familiarizado com o conceito do Nanowrimo. Para quem não está, deixo aqui uma ligação para uma publicação anterior sobre o assunto.

Ao contrário do normal, este ano não tenho qualquer plano. Há apenas duas novelas que gostaria de escrever, com cerca de 20000 palavras cada. Infelizmente, não tive tempo de prepara nem organizar a estrutura, nem tão pouco as personagens. Ao invés disso, estou a aproveitar o bom tempo que se faz sentir em Miljet, relaxando para conseguir aguentar mais um mês frenético de escrita. Devo confessar que estou um pouco preocupado com o facto de tentar enfrentar no Nano sem o ter preparado. Já tive grandes dificuldades nalgumas das edições, mesmo tendo tudo muito bem delineado.

Este ano juntei-me a um grupo de outros escritores portugueses. Creio que me vai ajudar e servir de motivação extra para vencer este desafio.

Aqui fica a ligação para o meu perfil no Camp Nanowrimo.

Edit: Entretanto, a poucas horas de começar o Nano, lembrei-me que tinha uma história por acabar e decidir tentar terminá-la.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Ebooks: Dança do Corvo

Um bom conto para quem quiser descobrir mais sobre o Crónicas Obscuras criadas por Vitor Frazão.


Autor: Vitor Frazão
Sinopse: Muito antes dos eventos de “A Vingança do Lobo”, a vampira Eleanora “Lâmina Sangrenta” Reeve descobriu o seu destino entre os estranhos yokai do País do Sol Nascente. 


Este conto tem a virtude de começar directamente na acção: uma escolha excelente da parte do autor. Infelizmente, o resto do conto é um tanto anti-climax. Outro ponto muito positivo é o detalhe das personagens, que foram bem desenvolvidas e exploradas. A descrição é competente, mas o autor assume que o leitor saiba mais do que o leitor mediano sabe sobre, por exemplo, material bélico japonês. Em resumo, é um bom conto que pode ser lido isolado, mas que faz mais sentido inserido no universo literário do autor.
Recomendo a quem quiser conhecer melhor a obra deste autor.

Classificação: 3 estrelas

quarta-feira, 23 de março de 2016

Ebooks: Embalada no teu Silêncio

Uma reencarnação de um mito bastante conhecido.


Autora: Sara Farinha
Sinopse: Em soprano, ela enchia a praia de outros sons, misturados com o ritmo do mar e os gritos dos animais marinhos. Nu, sentado no topo do rochedo, o homem que há muito a ouvia.


A personagem principal necessitava de ser mais trabalhada, sobre ela só sabemos que está triste (e nem sequer sabemos porquê) e mais nada: não é suficiente para criarmos empatia com ela. As descrições estão bem conseguidas, embora a autora exagere um pouco nas mesmas. A trama desenvolve-se num crescendo ligeiro com um final um tanto previsível. Contudo, é um conto agradável para quem apreciar um romance impossível entre uma humana e um ser mítico.
Recomendo aos amantes do género!

Classificação: 3 estrelas

segunda-feira, 21 de março de 2016

Ebooks: Homenagens

Outra excelente iniciativa do grupo Fantasy & Co.


Autores: Ana Filipa Ferreira, Carina Portugal, Carlos Silva, Pedro Cipriano, Pedro Pereira, Sara Farinha, Vitor Frazão

Sinopse: Antologia onde diversos autores homenageiam autores mais famosos:
Luar Sangrento - Pedro Pereira
Estel - Sara Farinha
Outra Coimbra - Vitor Frazão
É só uma piada - Carlos Silva
O enigma da cartola - Carina Portugal
A caçadora de Corrinos - Pedro Cipriano
Tempestade de gelo numa alma quebrada - Ana Ferreira



Luar Sangrento - Pedro Pereira
Um conto curtindo que dá para ter uma ideia do universo homenageado. Não se sabe muito sobre a personagem principal, o que acaba por não ser necessário. Gostei da descrição da batalha.
3 estrelas

Estel - Sara Farinha
As primeiras frases tem demasiada informação. As descrições das personagens e dos seus actos estão muito bem conseguidas. Gostei deste recontar da famosa história de amor do Senhor dos Anéis. 
3 estrelas

Outra Coimbra - Vitor Frazão
Sendo que esta é a segunda vez que estou a ler esta antologia, este conto foi o que me ficou mais na memória. As personagens estão bem desenvolvidas, assim como o mundo criado. As descrições fazem-nos viajar até a essa Coimbra de Baixo. Para além disso, avivou a nostalgia dos meus tempos de estudante. Muito bom em todos os aspectos.
5 estrelas

É só uma Piada - Carlos Silva
O formato acaba por empatar a leitura. É curtinho e permite uma leitura rápida, apesar de não ser aconselhável para se apreciarem as subtilezas. Para um leitor que não conheça o universo, creio que não terá grande interesse, no entanto, é um mimo para todos os aficionados.
3 estrelas

O Enigma da Cartola - Carina Portugal
Foi feito um excelente aproveitamento das personagens do universo da Alice no País das Maravilhas. Numa segunda leitura, consegue-se encontrar detalhes que nos escaparam na primeira. As descrições e a trama estão muito bem conseguidas.
4 estrelas

A caçadora de Corridos - Pedro Cipriano
Creio que é sensato não criticar este.

Tempestade de Gelo numa Alma Quebrada - Ana Filipa Ferreira
Este conto oscila entre dois tempos verbais distintos. Gostei das personagens, bastante humanas e cheias de medos e incertezas. As descrições estão bastante competentes. É pena a trama arrastar um pouco e não ser muito clara no primeiro terço do conto.
4 estrelas

A nota final é uma média dos contos, excluindo o meu.

Classificação: 4 estrelas

domingo, 20 de março de 2016

Chá de Domingo #75: Aulas de Português

Em Fevereiro iniciei as aulas de português. A maior diferença entre estas e outras aulas que frequentei na minha vida é que eu seria o professor!


Estando eu na Croácia, que é um país bastante distante de Portugal, seria de esperar que não houvesse grande aderência. Contudo, a directora do local onde eu iria realizar o meu voluntariado avisou-me que havia uma grande procura. Eu pensei cá para os meus botões: umas cinco ou seis pessoas. Bem, estava redondamente enganado: na primeira aula apareceram 17 pessoas!
Como era de esperar, o número de pessoas diminuiu logo após as primeiras aulas, contudo, cerca de dez a doze pessoas frequentam o curso no momento em que estou a escrever esta publicação. Alguns não vêm a todas as aulas por via de obrigações laborais, mas pedem-me para que lhes dê o conteúdo das aulas que falharam num esforço genuíno para seguirem o programa.


Decidi seguir um manual de ensino de Português para estrangeiros, adaptando as lições. Ao preparar as aulas, aprendi muito sobre a minha própria língua: essencialmente percebi o porquê de algumas coisas e meti muitas regras preto no branco. Posso dizer que beneficio tanto do curso como os alunos.
Tendo em atenção que isto é um curso para iniciantes, outro facto surpreendente foi a quantidade de pessoas que já sabia algum português. Uma das alunas tinha frequentado o meu curso anterior, contudo, encontrei até quem visse diariamente videos no youtube em Português do Brasil. Para além disso, para quem sabe Espanhol ou Italiano, a tarefa fica muito facilitada. Assim, as aulas avançam a um ritmo alucinante com os alunos a acompanhar com facilidade. Creio que no final deste curso eles conseguirão falar melhor Português que eu Croata.



Nunca aprendi nada sobre pedagogia, por isso tive de improvisar o meu método de dar aulas, imitando as qualidades de professores que já tive. As lições não são só de gramática nem interpretação, mas também jogos e um pouco de cultura. Parece-me uma boa forma de aprender. É claro que há muitas arestas para limar, mas isso só lá vai com a experiência.
Estou a ser estranhamente bem sucedido numa tarefa que nunca me imaginei a desempenhar. Em suma, está a ser uma experiência muito interessante e divertida.