segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Ebooks: Perdidos

Devo confessar que já li melhor desta autora.


Autora: Liliana Novais
Sinopse: Já não me bastava que os meus pais tivessem obrigado a levar a minha irmã à festa da amiga, também tinha de me perder na Serra de Sintra. Aquela noite não podia correr pior...


O conto pega num mito bastante conhecido e transmite-o numa realidade mais recente. Falta uma certa ligação entre o leitor e as personagens, que parecem só servir como fantoches na história. A trama e o estilo usados falham em prender o leitor. O final, demasiado anti-clímax, não ajuda. Para além disso, algumas acções das personagens são totalmente inverosímeis. Este conto necessitava de ser mais trabalhado.

Classificação: 1 estrela

domingo, 29 de novembro de 2015

Chá de Domingo #58: Balanço do Nanowrimo 2015

Está na hora de irem buscar a vossa caneca, sentarem-se no vosso cadeirão favorito e desfrutarem do chá domingueiro.


Este mês aconteceu no Nanowrimo. Como é habitual, a edição de 2015 contou com milhares de escritores, que durante este mês se propuseram escrever um livro. Não interessa o género, não interessa se são famosos ou se nunca passaram da gaveta, nem tão pouco que escrevem à mão ou preferem o computador. 

Este ano, foi particularmente bem-sucedido. Rescrevi quase metade do Jarro de Porcelana e ainda lhe adicionei alguns capítulos. Em termos de contos, no universo Era Dourada, escrevi dois: O Mineiro e O Sentinela. O Mineiro está a ser publicado, por parte, no blogue Fantasy & Co. Para O Sentinela ainda não tenho um destino. No universo, Crónicas do Porto e Galiza, escrevi cinco contos e fiquei a meio de um sexto: O Campo, Memórias de Infância, Rios de Sangue, A Reabilitação e O Mais Belo Presente de Natal. O que ficou a meio tem o título provisório O Ministro. Ainda não tenho planos concretos para nenhum destes contos. É possível que faça um ebook com uma compilação de histórias deste universo para oferecer aos meus leitores no Natal.

À semelhança de 2012, consegui terminar uns dias antes do prazo. Uma das diferenças entre este e os outro anos foi a estratégia de me levantar mais cedo. Devo admitir que é bastante duro de se fazer, mas que a hora extra compensa bastante. Excepto as últimas 300 palavras, nunca escrevi no escritório. Tive bastantes alto e baixos. O dia em que escrevi menos foi o décimo, com 178 palavras, e o em que escrevi mais foi o vigésimo primeiro, com 4239 palavras. A média andou pelas 1853 palavras, portanto um pouco abaixo da meta de 2000 palavras a que me tinha proposto.

Para finalizar, os agradecimentos. Gostaria de agradecer à minha esposa pela compreensão que teve durante este mês e ao Pedro Galvão por toda a ajuda que me deu. 

E até para o ano!

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Nanowrimo 2015: Dias 25 a 27: Objectivo Cumprido!

E o objectivo foi cumprido!


As últimas 2500 palavras demoraram 3 dias a serem escritas! Considerando que consegui fazer muito mais que isso num único dia, podemos dizer que foi arrancado a ferros. Nas últimas 300 tive um bloqueio e foi um bocado complicado desfazê-lo. O total final e validado do Nanowrimo foi 50041 palavras, das quais escrevi 772 na Quarta, 738 na Quinta e 1062 na Sexta.

Terminei 3 dias mais cedo que em 2014. Há uma razão para tal: finalmente decidi tirar A Menina dos Doces da gaveta, sacudir-lhe bem o pó e enviá-la para um prémio literário, cujo prazo termina no fim do ano. Estou a prever que isso me vai demorar pelo menos um mês, por isso fiz um esforço  de modo a terminar mais cedo.

Em relação ao Jarro de Porcelana, estou sensivelmente a meio. Visto que faltam umas 40k palavras, preciso de um Nanowrimo dedicado a terminá-lo. Um dos contos também não foi terminado. É interessante o facto de ter escrito vários contos de raiz e todos terem sido bem sucedidos, excepto no que peguei a meio e tentei terminar.

No domingo farei o balanço deste desafio!

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Nanowrimo 2015: Dias 22 a 24: A Recta Final!

Cheguei ao ponto em que o o objectivo está apenas a um pequeno passo.


Embora o Domingo não tenha sido tão produtivo como desejava, consegui dar um avanço considerável. Assim sendo, no dia 22 escrevi 1690 palavras, no dia 23 1720 e no dia 24 fiquei-me pelas 1076. O total está em 47469 palavras. Se comparar a 2014, estou quase 9000 palavras adiantado, apesar de estar ligeiramente atrasado em relação à meta que defini.

Aproveitei o último dia do fim-de-semana para avançar um pouco nos contos. Estão a ser arrancados a ferros! Consegui terminar um deles, mas receio que não irei conseguir fazer o mesmo com o outro. Noto que escrever pela primeira vez os capítulos adicionais é muito mais lento que rescrever. Nada que já não antecipasse, mas que se reflectiu nas contagem diárias. O facto de ter conseguir preparar os guias dos capítulos ajudou a que a quebra não fosse taça grande.

A faltar um pouco mais de 2500 palavras, irei continuar com a escrita do Jarro de Porcelana. Espero conseguir terminar nos próximos 3 dias. Até breve!



sábado, 21 de novembro de 2015

Nanowrimo 2015: Dias 19 a 21: O que conta é o objectivo!

Muitas ou poucas palavras em cada dia, vou ficando mais perto do objectivo!



Posso dizer que estes últimos três dias foram muito mais atribulados que o normal. Para além do trabalho, dou aulas de português a estrangeiros às Terças e Quinta e tenho aulas de croata às Terças, Quartas e Quintas. Esses são os dias em que é mais difícil atingir a meta planeada. Por outro lado, ao Sábado e ao Domingo tenho mais tempo livro, sendo mais fácil. Dito isto, acho que é fácil compreenderem porque é que na Quinta escrevi 1308 palavras, 873 na Sexta e 4239 no Sábado.

O total chegou às 42983, ou seja, mais 6865 que na actualização anterior. No ano passado estava perto das 38k, menos 5000 que este ano. Já começo a ver a meta. Não falta muito!

Hoje terminei a reescrita do Jarro de Porcelana. Amanhã irei continuar a história. Espero escrever cerca de uma dezena de capítulos até ao fim do desafio. Ter reescrita ajudou-me a criar balanço. Cheguei ao ponto em que tento escrever em qualquer ocasião. Na Sexta acordei mais tarde, atrasado tudo um pouco, mas hoje consegui fazer os layouts que faltavam.

Até breve!

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Nanowrimo 2015: Dias 16 a 18: Um sólido progresso!

Quem me dera que todos os dias fossem como estes!


Depois das atribulações dos primeiros dias, foi bom ter conseguido manter um ritmo constante e suficiente. O meu total já anda pelas 36118 palavras, mais quase 5000 do que em 2014. A ter em conta que no ano passado, por estes dias, estava no Fórum Fantástico, o que me atrasou um tanto. Na Segunda-feira foram 2860, na Terça 2084 e na Quarta 2327. Isto é o que se pode chamar de seguir o plano!

O meu foco continua na reescrita do Jarro de Porcelana. Deixei os contos de lado. Infelizmente, não há muita história em reescrever. Está a ser interessante revistar o que já fiz, mesmo que esteja a digitar cada palavra novamente. Não faltam muitos capítulos para ter de continuar a história e escrever tudo de raiz.

Em termos de cansaço, continuo a sofrer um pouco. Isto de me levantar às 6 da manhã todos os dias é dose! Mal posso esperar para dormir mais uma hora por dia. Na noite de Domingo para Segunda estava com dificuldades em adormecer, por isso foi escrever e no dia seguinte acordei uma hora mais tarde para descobrir que é ainda mais difícil.

Os layouts para o que falta continuam por fazer. A minha preguiça organizacional neste Nanowrimo tem sido imensa! Já se começa a ver o fim do desafio e eu estou confiante que não vou ter problemas em terminar.

domingo, 15 de novembro de 2015

Nanowrimo 2015: Dias 13 a 15: Uma boa recuperação!

Uma vezes mais lento que outras, lá vou ficando mais perto do objetivo final!


Pode-se dizer que nestes três dia recuperei bastante. Escrevi um total de 8645 palavras, ficando-me com um total de 28847. Tenho mais umas mil que no mesmo dia do ano passado e estou apenas umas 1000 palavras atrasado em relação ao plano. Na sexta escrevi 2853, no Sábado, devido a ter passado a maior parte do dia fora, fiquei-me pelas 1674. Todavia, o salto ocorreu no Domingo, com a adição de mais 4118 palavras.

Deixei os contos pendentes de lado e concentrei-me na reescrita do Jarro de Porcelana. A saga de eliminar incoerências continua. O texto também está a ser melhorado.

Lá para o fim da próxima semana devo terminar a reescrita e depois esperam-me os contos que deixei pendentes. O resto do Nanowrimo conto avançar mais alguns capítulos nesta história. Isto é o que tenho como plano, vou precisar de afinar alguns detalhes e criar os layouts dos capítulos.