sábado, 21 de novembro de 2015

Nanowrimo 2015: Dias 19 a 21: O que conta é o objectivo!

Muitas ou poucas palavras em cada dia, vou ficando mais perto do objectivo!



Posso dizer que estes últimos três dias foram muito mais atribulados que o normal. Para além do trabalho, dou aulas de português a estrangeiros às Terças e Quinta e tenho aulas de croata às Terças, Quartas e Quintas. Esses são os dias em que é mais difícil atingir a meta planeada. Por outro lado, ao Sábado e ao Domingo tenho mais tempo livro, sendo mais fácil. Dito isto, acho que é fácil compreenderem porque é que na Quinta escrevi 1308 palavras, 873 na Sexta e 4239 no Sábado.

O total chegou às 42983, ou seja, mais 6865 que na actualização anterior. No ano passado estava perto das 38k, menos 5000 que este ano. Já começo a ver a meta. Não falta muito!

Hoje terminei a reescrita do Jarro de Porcelana. Amanhã irei continuar a história. Espero escrever cerca de uma dezena de capítulos até ao fim do desafio. Ter reescrita ajudou-me a criar balanço. Cheguei ao ponto em que tento escrever em qualquer ocasião. Na Sexta acordei mais tarde, atrasado tudo um pouco, mas hoje consegui fazer os layouts que faltavam.

Até breve!

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Nanowrimo 2015: Dias 16 a 18: Um sólido progresso!

Quem me dera que todos os dias fossem como estes!


Depois das atribulações dos primeiros dias, foi bom ter conseguido manter um ritmo constante e suficiente. O meu total já anda pelas 36118 palavras, mais quase 5000 do que em 2014. A ter em conta que no ano passado, por estes dias, estava no Fórum Fantástico, o que me atrasou um tanto. Na Segunda-feira foram 2860, na Terça 2084 e na Quarta 2327. Isto é o que se pode chamar de seguir o plano!

O meu foco continua na reescrita do Jarro de Porcelana. Deixei os contos de lado. Infelizmente, não há muita história em reescrever. Está a ser interessante revistar o que já fiz, mesmo que esteja a digitar cada palavra novamente. Não faltam muitos capítulos para ter de continuar a história e escrever tudo de raiz.

Em termos de cansaço, continuo a sofrer um pouco. Isto de me levantar às 6 da manhã todos os dias é dose! Mal posso esperar para dormir mais uma hora por dia. Na noite de Domingo para Segunda estava com dificuldades em adormecer, por isso foi escrever e no dia seguinte acordei uma hora mais tarde para descobrir que é ainda mais difícil.

Os layouts para o que falta continuam por fazer. A minha preguiça organizacional neste Nanowrimo tem sido imensa! Já se começa a ver o fim do desafio e eu estou confiante que não vou ter problemas em terminar.

domingo, 15 de novembro de 2015

Nanowrimo 2015: Dias 13 a 15: Uma boa recuperação!

Uma vezes mais lento que outras, lá vou ficando mais perto do objetivo final!


Pode-se dizer que nestes três dia recuperei bastante. Escrevi um total de 8645 palavras, ficando-me com um total de 28847. Tenho mais umas mil que no mesmo dia do ano passado e estou apenas umas 1000 palavras atrasado em relação ao plano. Na sexta escrevi 2853, no Sábado, devido a ter passado a maior parte do dia fora, fiquei-me pelas 1674. Todavia, o salto ocorreu no Domingo, com a adição de mais 4118 palavras.

Deixei os contos pendentes de lado e concentrei-me na reescrita do Jarro de Porcelana. A saga de eliminar incoerências continua. O texto também está a ser melhorado.

Lá para o fim da próxima semana devo terminar a reescrita e depois esperam-me os contos que deixei pendentes. O resto do Nanowrimo conto avançar mais alguns capítulos nesta história. Isto é o que tenho como plano, vou precisar de afinar alguns detalhes e criar os layouts dos capítulos.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Nanowrimo 2015: Dias 10 a 12: Mais baixos que altos...

Já tive dias melhores que estes...


O atraso que se faz sentir por estes lados é massivo! Estou cerca de 3000 palavras atrasado em relação a 2014 e quase 3800 em relação ao plano deste ano. Na terça fiquei-me pelas 178, na quarta 893 e na quinta 1132. Há um ano atrás terminava o meu livro As Nuvens de Hamburgo.


Trabalhei um pouco nos contos que ainda tenho pendentes, mas ainda não foi desta que os terminei. Tenho andando às voltar com a reescrita de alguns capítulos do Jarro de Porcelana. Devo confessar que é um pouco mais fácil do que escrevê-los de raiz. Contudo, tenho de mudar certos aspetos chave da história e fazer com que não surjam incongruências com o resto. Com este processo, já me dei de conta de algumas. Estou confiante que não me tenham escapado muitas.

Continuo a adiar a organização dos últimos dias do Nanowrimo. Espero que não me veja metido num embrulho em que preciso de escrever e não sei o que. Levantar cedo tem os seus problemas: o dia custa muito mais a passar e até as coisas mais simples se podem tornar penosas.

Vou continuar com a reescrita do Jarro de Porcelana e vou deixar os contos de parte por agora. Espero conseguir recuperar este atraso no fim-de-semana.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Nanowrimo 2015: Dias 7 a 9: Altos e Baixos!

O Nanowrimo é isto mesmo: altos e baixos! Uma autêntica montanha russa emocional, pelo menos para o escritor.


Se bem se lembram, estava umas 2000 palavras atrasado na minha última actualização. Com uma média de 2855 palavras por dia, voltei a estar sem atrasos. No Sábado escrevi 3061, no Domingo 2851 e na Segunda-Feira 2653. Tenho menos umas 1000 que no ano passado.

Dediquei-me na maioria do tempo à reescrita dos primeiros capítulos do Jarro de Porcelana. Tenho continuando os dois contos pendentes, que ainda estou muito longe de terminar. A reescrita é um pouco mais rápida que a escrita da primeira versão. Eu obrigo-me as teclar cada uma das palavras de novo, acabando por modificar todas as frases. É um bom método de revisão, embora não o esteja a fazer com esse intuito.

A minha estratégia continua a ser levantar-me cedinho e dar um bom adiantamento, terminando à noite, depois do trabalho. Admito que é extenuante, mas não conto ter este ritmo o ano inteiro. Ainda não fim o novo plano, ando à espera de ter tempo. Terei de o fazer, visto que o que tenho só vai até dia 17.

Nos próximos dias vou continuar a reescrever O Jarro de Porcelana, mantendo uma vaga esperança de terminar os dois contos pendentes.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Nanowrimo 2015: Dias 4a 6 - O primeiro percalço!

E o Nanowrimo continua!


O dia 4 correu como o normal, rendendo-me 1991 palavras. Na quinta-feira senti-me doente e não consegui dar o devido rendimento e hoje ainda estou a recuperar. Estou umas 2000 palavras atrasado em relação ao ano passado.

Continuo de volta aos contos. Continuo a levantar-me às 6 da matina, hoje foi o único dia em que não fiz para poder descansar do dia de ontem. O avanço inicial todas as manhãs ajuda bastante. Assim, quando chega à noite, já tenho uma boa porção feita e custa muito menos chegar ao total programado. A minha média horária está muito acima das 500 palavras, é como se continuassem em ritmo de Word War.

Terminei mais três contos, que pertencem todos ao universo das Crónicas de Porto e Galiza. Ainda tenho que explorar muito neste mundo. Tanto que comecei mais dois contos, que ando a escrever aos solavancos. Ainda faltam pontas para atar no universo da Era Dourada, mas decidi deixar para mais tarde, quem sabe daqui a alguns dias ainda neste Nanowrimo. O interessante foi que os contos ficaram quase todos acima do limite de palavras que tinha previsto, o que não costuma a acontecer quando estou a escrever sobre pressão.

Nos próximos três dias espero terminar estes dois contos e começar a reescrever alguns capítulos do Jarro de Porcelana. Creio que terei de fazer um novo plano em breve, mas vou adiar até recuperar o atraso. Espero que este fim-de-semana seja produtivo.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Nanowrimo 2015: Dias 1 a 3 - O Início da Jornada

Para descomplicar a minha vida, decidi, assim em cima do joelho, não fazer um relatório diário das minhas peripécias no Nanowrimo. Optei antes por fazer um relatório alargado a cada três dias.


Este ano estou mais ou menos no mesmo ponto do ano passado, com cerca de 6 mil palavras de total. A diferença entre este ano e os outros é que escrevi todos os dias 2000 palavras. A variação entre os dias foi sempre menos que a dezena: 1997, 4002 e 6007.

Ainda não comecei sequer a escrever no Jarro de Porcelana. Decidi mudar à última da hora os meus planos e escrever uma boa fornada de contos antes de me dedicar ao livro. Este ano, sou obrigado a conciliar o trabalho com a escrita. No fim do terceiro dia, posso confessar que o cansaço já me começa a pesar um pouco. Já tomei nota mental para me deitar mais cedo. A estratégia tem sido levantar-me Às 6 da manhã e escrever, sem distrações ou interrupções, até às 7. Esse sprint matinal vale-me quase metade das palavras que necessito para a minha meta pessoal. Costumo terminar depois do trabalho.

Uma diferença entre este ano e os anteriores é que não tenho Internet em casa, ou seja, não tenho participado em Word Wars. Como contrapartida, não há distrações, então é como se estivesse numa Word War constante.

Até agora escrevi 3 contos. Um curtinho de ficção científica, para inaugurar mais um universo, com se já não tivesse os suficientes! Os outros dois pertencem ao universo da Era Dourada. Estou a tentar atar as pontas deste universo, ligar as coisas, para um dia publicar um livro. Escrever contos e mais fácil em termos de stress, visto que posso deixar de parte e voltar mais tarde.

Nos próximos três dias irei continuar com contos, desta vez  no universo Crónicas do Porto e Galiza. Eu tenho um plano, mas está a ser difícil de seguir pois os contos têm-se estendido para além dos limites de palavras que lhes tinha imposto. Algures, na próxima semana, terei de fazer um novo plano. E agora é hora de ir dormir, amanhã tenho de acordar cedo para continuar esta maratona!