domingo, 25 de outubro de 2015

Chá de Domingo #57: Aquecimento para o Nanowrimo 2015

Este ano decidi voltar a participar no Nanowrimo!


O Nanowrimo é um evento à escala mundial, em que muitos escritores, tanto amadores como os bestsellers, se desafiam a escrever um livro durante o mês de Novembro. O objectivo são as 50000 palavras, ou mais. Já participei em 2012, 2013 e em 2014, e só não consegui cumprir a meta que estabeleci em 2013.

Portugal tem uma enorme comunidade que participa todos os anos neste evento. Que estiver interessado em participar, podem registar-se no site e juntar-se no grupo de facebook. Entre meetings, send-up parties, word wars e presença online, vale tudo para atingir-mos as 50000 palavras. Para quem quiser saber mais, podem ler a edição especial na Nanozine dedicada ao Nanowrimo.

Este ano, vou tentar completar o meu policial "Jarro de Porcelana", ao qual faltam umas 40000 palavras. É possível que o reescreva por completo ou que use o tempo que sobrar para escrever alguns contos. Ainda não me decidi. Creio que só no Domingo, quando pegar nas canetas, é que vou decidir. Sim, não fiz um planeamento detalhado e sei que vou pagar caro esse desleixe. Ainda estou a tempo, certo?

Vou aproveitar o blogue como diário do progresso, por isso, a partir do dia 1 de Novembro as rubricas normais ficam suspensas.



sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ebooks: Bom Filho

Tenho de confessar que este conto, apesar de curto, é memorável.


Autor: Vítor Frazão
Sinopse: Após trinta anos Joaquim regressa à terra onde nasceu. No topo da colina uma memória morrente aguarda-o com uma despedida nos lábios.


Um personagem madura e um tom sóbrio adivinham o desenlace do conto. Contudo, nem por isso me deixou de causar uma impressão que irá perdurar bastante tempo. A trama é simples, mais emocional do que propriamente acção. As descrições estão bem conseguidas, assim como os diálogos. Seria interessante vermos a entidade a ser um pouco mais explorada. É um conto que vale bem o tempo que gastamos ao lê-lo.
Recomendo a quem não conhece ainda o trabalho deste escritor.

Classificação: 4 estrelas

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Ebooks: Actos de Dor

Confesso que esperava um pouco mais.


Autora: Sara Farinha
Sinopse: Há dores que não têm cura. Nico tirou a própria vida para fugir a uma dessas dores mas, incapaz de encontrar paz, volta para descobrir quem falhou… E descobre que as vidas se embrulham em nós impossíveis de desamarrar.

A premissa é interessante, contudo a execução podia ter sido melhor conseguida. É difícil criarmos qualquer tipo de ligação com a personagem principal e não parece haver grande esforço da escritora para remediar esse facto. A sequência de eventos também não convence, numa trama que não se percebe muito bem nem cria tensão. As descrições são um tanto confusas. Por fim, esperava uma espécie de revelação final que não teve, ou se teve, não me apercebi dela.
Recomendo apenas a quem já esteja familiarizado com a escritora.
Classificação: 2 estrelas

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Ebooks: Géneros Literários

Um antologia para quem quer descobrir novos géneros literários.



Autores: Ana Ferreira, Carina Portugal, Liliana Novais, Pedro Cipriano, Pedro Pereira e Sara Farinha
Sinopse: Uma antologia com contos de vários géneros.
Steampunk: O Homem Voador - Pedro Pereira
New Wierd: A Luz dos Vermes - Carina Portugal
História Alternativa: A Vingança é um Prato que se Serve Frio - Pedro Cipriano
Terror: O Medo é a Raiz de Todos os Males - Sara Farinha
Fantasia Urbana: Máscaras de Pedra - Ana Ferreira
Ficção Científica: Esperança - Liliana Novais


O Homem Voador – Pedro Pereira
Não é dos contos mais originais do género, visto que o tema já foi explorado de mil e uma maneiras. O autor conseguiu dar-lhe um certo cunho pessoal. A tensão vai aumentando à medida que o conto vai avançando até chegar ao desenlace esperado.
3 estrelas

A Luz dos Vermes – Carina Portugal
Confesso que este foi o meu primeiro contacto com o género. Adorei a mestria surreal com que a autora executou o conto. Excelente a todos os níveis.
5 estrelas

A Vingança é um prato que se serve frio – Pedro Cipriano
Este não vou comentar por razões óbvias.

O Medo é a Raiz de Todos os Males – Sara Farinha
A tensão vai crescendo durante o conto prendendo o leitor. O final foi um pouco anti-climáx e acabou por ser estragar o conto. Um bom exemplo de um conto de terror.
4 estrelas

Máscaras de Pedra – Ana Ferreira
Não gostei da introdução nem da frase inicial, que acabam por ser quase totalmente acessórias. As personagens estão bem construídas e a trama avança a um bom ritmo, contudo parece-me que falta a qualquer coisa ao conto.
3 estrelas

Esperança – Liliana Novais
O conto foi um despejar de informação imenso. Não criou qualquer empatia pela personagem principal. Para terminar, o final aberto desapontou imenso.
2 estrelas

Pontuação da antologia calculada a partir da média aritmética de todos os contos excepto “A Vingança é um Prato que se Serve Frio”.

Classificação: 3 estrelas

domingo, 18 de outubro de 2015

Chá de Domingo #56: Livros de Cabeceira

Livros de cabeceira, quem os não têm?


Eu tenho quatro: Anna Karenina de Leo Tolstoi (que já se arrasta comiga há mais de um ano), O Bobo de Alexandre Herculano (que ando effectivamente a ler), A Balada da Praia dos Cães de José Cardoso Pires (que é o próximo da lista) e Jerusalém de Mia Couto (talvez a seguir, ou não).

A minha estante dos livros que me encontro a ler de Goodreads não reflecte os livros que realmente estou a ler, mas antes os livros que já li mas ainda não tive vontade de fazer uma crítica.

Os livros que acabam na mesa de cabeceira são aqueles que são muito grandes para andarem connosco ou que achamos que deveríamos ler mas ainda não arranjamos vontade. No meu caso, acho que sofro mais do segundo problema, ou seja, meto os livros na mesa de cabeceira para tentar convencer-me a lê-los. Sempre é um passo em frente em relação à estante!

Perguntei a alguns bloguers que livros tinham na sua mesa de cabeceira:



"Não, uso Kobo. Quer dizer, tenho só o The Sleeper and the Spindle esquecido."
- Ana Filipa Dias, Ilusionary Pleasure

"Sim. O perfume de Adão, não estou com muita vontade de ler, mas estou em pesquisa."
- Carlos Silva, Abracadabra

"O filho das sombras da Juliet Marillier. Também vou lendo outras coisas ao pc, mas não de forma tão regular."
- Pedro Pereira 

"Neste momento, Sono do Murakami e A Muralha de gelo, do Martin que já lá está a mais tempo do que devia!"
- Raquel Abel, Tiny-Little Pleasures

E vocês, que livros têm na vossa mesa de cabeceira?

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ebooks: Halloween

Uma boa antologia para ler daqui a duas semanas.


Autores: Carina Portugal, Carlos Silva, Liliana Novais, Pedro Pereira, Sara Farinha e Vítor Frazão
Sinopse: Antologia de Contos de Halloween. Inclui os seguintes contos:
A Menina que Não Gostava de Doces - Carina Portugal
Morte Branca - Liliana Novais
Bruxaria - Pedro Pereira
A noite de todas as Sombras - Sara Farinha
Chekhov's Gun - Pedro Cipriano



A Menina que Não Gostava de Doces - Carina Portugal
A personagem acaba por nos surpreender assim como a própria trama. A história parece simples, mas acaba por envolver algo que não estávamos à espera. O tom está adequado à idade da personagem.
4 estrelas

Morte Branca - Liliana Novais
Gostei do início deste conto simples, mas que poderia ter sido melhor explorado. Não gostei da decisão final da personagem.
2 estrelas

Bruxaria - Pedro Pereira
Apesar de não ser original, este conto foi muito bem escrito. As personagens foram bem aproveitadas. Teve uma boa reviravolta final.
3 estrelas

A noite de todas as sombras - Sara Farinha
Este conto foi escrito de uma forma muito competente. A personagem tem uma profundidade psicológica muito grande. Infelizmente peca pelo enredo que é inexistente e por isso torna-se difícil de prender o leitor.
3 estrelas

Chekhov's Gun - Carlos Silva
Muito bem escrito. Prende o leitor desde a primeira linha até à última. Deixa-nos com um formigueiro estranho, de quem pede mais.
4 estrelas

Se um árvore cai na floresta - Vítor Frazão
Um conto com descrições brutais, muito bem escrito. Deixa-nos presos. Neste caso, os detalhes fazem toda a diferença. Uma maneira excelente de terminar esta antologia.
4 estrelas

Fiquei indeciso na escolha de um favorito entre o da Carina e o do Vítor. A pontuação final é a média aritmética dos contos.

Classificação: 3 estrelas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Livros: Ups! Engoli uma Estrela - Ver o Mundo

O segundo livro da série não desapontou!


Autora: Adoa Coelho
Sinopse: Uma jovem descobre um dos segredos maiores da humanidade: não estamos sozinhos! Mas... Será que tudo não passa de um sonho? De um conto infantil? Pode aquele ser, invisível e sábio, realmente existir? Desde o primeiro amor, ao bullying, aos medos e às inseguranças de crescer e ser, vamos percebendo que somos feitos de luz e sombra e que estes reptos podem ser ultrapassados. As aventuras de uma adolescente dão o mote para a descoberta do ser. Começando por uma abordagem terrena no primeiro dos livros, logo se vai elevando, tanto nos caminhos fantásticos da imaginação, como nos conceitos de auto-ajuda leccionados pelos grandes mestres da actualidade.


Ao contrário do livro anterior, este não pode ser considerado infanto-juvenil, mas um livro para jovens adultos. Em causa está o nível de violência patente e a maturidade dos intervenientes. Talvez por isso, este livro tenha sido mais do meu agrado que o primeiro. A Rapariga continua a ser a personagem principal, no entanto, perde alguma relevância face ao Irmão e à Amiga. Questiono-me do porquê a autora não ter dado nomes a nenhuma das personagens. De qualquer maneira, as personagens possuem personalidades mais vincadas que no volume anterior e parece-me mais vivas. Os temas abordados no livro são uma extensão dos do anterior. A trama evolui num crescendo que torna difícil de largar a partir de um certo ponto. No entanto depois do clímax, demora muito a chegar à conclusão. As cenas que aconteceram depois podiam ter sido incluídas antes do clímax para não prejudicar o ritmo da história. Mais uma vez, a história tanto se podia passar em Gaia como noutro local qualquer.
Recomendo a todos que leram o primeiro volume e ficaram na dúvida: não se vão arrepender!

Classificação: 4 estrelas