domingo, 18 de outubro de 2015

Chá de Domingo #56: Livros de Cabeceira

Livros de cabeceira, quem os não têm?


Eu tenho quatro: Anna Karenina de Leo Tolstoi (que já se arrasta comiga há mais de um ano), O Bobo de Alexandre Herculano (que ando effectivamente a ler), A Balada da Praia dos Cães de José Cardoso Pires (que é o próximo da lista) e Jerusalém de Mia Couto (talvez a seguir, ou não).

A minha estante dos livros que me encontro a ler de Goodreads não reflecte os livros que realmente estou a ler, mas antes os livros que já li mas ainda não tive vontade de fazer uma crítica.

Os livros que acabam na mesa de cabeceira são aqueles que são muito grandes para andarem connosco ou que achamos que deveríamos ler mas ainda não arranjamos vontade. No meu caso, acho que sofro mais do segundo problema, ou seja, meto os livros na mesa de cabeceira para tentar convencer-me a lê-los. Sempre é um passo em frente em relação à estante!

Perguntei a alguns bloguers que livros tinham na sua mesa de cabeceira:



"Não, uso Kobo. Quer dizer, tenho só o The Sleeper and the Spindle esquecido."
- Ana Filipa Dias, Ilusionary Pleasure

"Sim. O perfume de Adão, não estou com muita vontade de ler, mas estou em pesquisa."
- Carlos Silva, Abracadabra

"O filho das sombras da Juliet Marillier. Também vou lendo outras coisas ao pc, mas não de forma tão regular."
- Pedro Pereira 

"Neste momento, Sono do Murakami e A Muralha de gelo, do Martin que já lá está a mais tempo do que devia!"
- Raquel Abel, Tiny-Little Pleasures

E vocês, que livros têm na vossa mesa de cabeceira?

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ebooks: Halloween

Uma boa antologia para ler daqui a duas semanas.


Autores: Carina Portugal, Carlos Silva, Liliana Novais, Pedro Pereira, Sara Farinha e Vítor Frazão
Sinopse: Antologia de Contos de Halloween. Inclui os seguintes contos:
A Menina que Não Gostava de Doces - Carina Portugal
Morte Branca - Liliana Novais
Bruxaria - Pedro Pereira
A noite de todas as Sombras - Sara Farinha
Chekhov's Gun - Pedro Cipriano



A Menina que Não Gostava de Doces - Carina Portugal
A personagem acaba por nos surpreender assim como a própria trama. A história parece simples, mas acaba por envolver algo que não estávamos à espera. O tom está adequado à idade da personagem.
4 estrelas

Morte Branca - Liliana Novais
Gostei do início deste conto simples, mas que poderia ter sido melhor explorado. Não gostei da decisão final da personagem.
2 estrelas

Bruxaria - Pedro Pereira
Apesar de não ser original, este conto foi muito bem escrito. As personagens foram bem aproveitadas. Teve uma boa reviravolta final.
3 estrelas

A noite de todas as sombras - Sara Farinha
Este conto foi escrito de uma forma muito competente. A personagem tem uma profundidade psicológica muito grande. Infelizmente peca pelo enredo que é inexistente e por isso torna-se difícil de prender o leitor.
3 estrelas

Chekhov's Gun - Carlos Silva
Muito bem escrito. Prende o leitor desde a primeira linha até à última. Deixa-nos com um formigueiro estranho, de quem pede mais.
4 estrelas

Se um árvore cai na floresta - Vítor Frazão
Um conto com descrições brutais, muito bem escrito. Deixa-nos presos. Neste caso, os detalhes fazem toda a diferença. Uma maneira excelente de terminar esta antologia.
4 estrelas

Fiquei indeciso na escolha de um favorito entre o da Carina e o do Vítor. A pontuação final é a média aritmética dos contos.

Classificação: 3 estrelas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Livros: Ups! Engoli uma Estrela - Ver o Mundo

O segundo livro da série não desapontou!


Autora: Adoa Coelho
Sinopse: Uma jovem descobre um dos segredos maiores da humanidade: não estamos sozinhos! Mas... Será que tudo não passa de um sonho? De um conto infantil? Pode aquele ser, invisível e sábio, realmente existir? Desde o primeiro amor, ao bullying, aos medos e às inseguranças de crescer e ser, vamos percebendo que somos feitos de luz e sombra e que estes reptos podem ser ultrapassados. As aventuras de uma adolescente dão o mote para a descoberta do ser. Começando por uma abordagem terrena no primeiro dos livros, logo se vai elevando, tanto nos caminhos fantásticos da imaginação, como nos conceitos de auto-ajuda leccionados pelos grandes mestres da actualidade.


Ao contrário do livro anterior, este não pode ser considerado infanto-juvenil, mas um livro para jovens adultos. Em causa está o nível de violência patente e a maturidade dos intervenientes. Talvez por isso, este livro tenha sido mais do meu agrado que o primeiro. A Rapariga continua a ser a personagem principal, no entanto, perde alguma relevância face ao Irmão e à Amiga. Questiono-me do porquê a autora não ter dado nomes a nenhuma das personagens. De qualquer maneira, as personagens possuem personalidades mais vincadas que no volume anterior e parece-me mais vivas. Os temas abordados no livro são uma extensão dos do anterior. A trama evolui num crescendo que torna difícil de largar a partir de um certo ponto. No entanto depois do clímax, demora muito a chegar à conclusão. As cenas que aconteceram depois podiam ter sido incluídas antes do clímax para não prejudicar o ritmo da história. Mais uma vez, a história tanto se podia passar em Gaia como noutro local qualquer.
Recomendo a todos que leram o primeiro volume e ficaram na dúvida: não se vão arrepender!

Classificação: 4 estrelas

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Ebooks: A Dança Sagrada

Um conto onde a vida e a morte andam de mãos dadas.


Autora: Sara Farinha
Sinopse: Quando sete pessoas se cruzam num cemitério é certo que todas trazem bagagem emocional. Sete vislumbres de destinos que se cruzam, mas não se tocam. Sete almas que deambulam, e não se encontram. Pelas ruas movimentadas do Père-Lachaise, muitos são os que se intersectam. Poucos os que compreendem porquê, num ciclo fechado de vida e morte.



Este conto é um mosaico de várias histórias em que a fantasia e a realidade se misturam. Como cenário há um cemitério, que liga todas as personagens. Não se pode dizer que há uma trama, mas antes momentos registados, quase ao estilo de fotografia, que se unem num tema comum. Sobre as personagens não nos é desvendado muito, sendo apenas mostrado o suficiente para que se preencham as maiores lacunas. Deste modo, o próprio cemitério do Père-Lachaise, que personifica a morte, acaba por ser a personagem principal. A linguagem é acessível e o conto foi escrito de forma competente.
Recomendo a quem queria conhecer esta autora!

Classificação: 3 estrelas

domingo, 11 de outubro de 2015

Cha de Domingo #55: Retrospectiva - Parte 2

Como nesta edição do Chá de Domingo não consegui terminar a retorspectiva, decidi continua-la esta semana. Aqui ficam os segundos 25 artigos com respectivo comentário!


Foi uma altura em que estava em alta, tinham sido publicadas duas entrevistas minhas e fui alvo de uma semana especial num blogue! Foi também por esta altura que atingi os 400 gostos no facebook. Agora ando pelos 500 :) .

Um assunto que continua tão polémico como era na altura. Desconfio que nunca vai mudar!

Continuo a preferir o silêncio, se bem que às vezes preciso de me isolar dos sons que me rodeiam.

Eu mantenho a mesma organização, embora não viva no mesmo sítio. Acrescentei uma estante extra na nova casa que contem os livros que ainda não li.

Mantenho a mesma escolha. Tenho escrito um tanto mais à mão e sem banda sonora.

Um artigo interessante e acessível sobre o afeito de lente do wormhole no filme Interstellar.

Outro artigo, desta vez sobre a renderização do buraco negro presente no filme.

Último artigo desta série, que se foca nos detalhes científicos que achei serem explorados de um modo menos cuidado.

Alguns escritores são levados às costas da comunicação social e outros não...

Um artigo que continua a ser relevante para todos os que gostariam de ser escritores.

O aquecimento para o Camp Nanowrimo de Abril 2015, que não correu tão bem como esperava.

Mais um artigo interessante, desta vez sobre a primeira parte da Jornada do Herói, sob o ponto de vista de vários autores. Por alguma razão repeti o número 36. Para manter a contagem correcta, irei saltar o Chá de Domingo #63.

Neste abordei a segunda parte da Jornada do Herói.

As minhas técnicas para evitar ser distraído durante a escrita. Ainda uso as mesmas!

39 - Luís Miguel Rocha
Fico um bocado triste de recordar este artigo. Quem se lembra deste escritor?

A terceira parte do artigo, sobre a terceira parte da Jornada do Herói.

Uma forma alternativa à Jornada do Herói para estruturarmos histórias.

Uma boa maneira, em combinação com o artigo anterior, de organizar histórias. Prefiro este método à Jornada do Herói.

O truque mais valioso para todos os que se estão a iniciar no mundo da escrita.

Depois do Camp Nanowrimo anterior, confesso que estava nervoso se iria conseguir cumprir os meus objectivos.

Consegui atingir o meu objectivo e terminar uma obra que me perseguia há quase 3 anos!

Um bocadinho de auto-promoção, escrito por volta da altura em que atingi os 500 gostos na página de facebook, estava a escrever o artigo #50 neste blogue e contabilizava 50000 visitas no blogue.

Um artigo que coloca as perguntas essenciais que temos que responder quando criamos uma personagem fictícia.

Uma lista muito útil para quem deseja criar personagens com traços realistas.

Continua a ser o meu guia mais valioso quando se trata de rever, seja os meus ou os escritos de outra pessoa.

E para vocês, qual foi o artigo que causou mais impacto ou deu informação mais relevante?

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Ebooks: A Raposa e o Corvo




Autora: Liliana Novais
Sinopse: Um longo Inverno. Uma raposa faminta com uma família para criar. Um corvo com um segredo. Até onde irá uma mãe para não ver as suas crias famintas?


Escrito em género de fábula, este conto repete um pouco clichés: raposa matreiras e corvo vaidoso. Ao ler, veio-me à ideia o livro de Aquilino Ribeiro. As personagens podiam ser mais bem aproveitadas, pois parecem muito unidimensionais e simplistas. A trama é relativamente simples e um tanto previsível. Podia ter sido mais elaborada, como por exemplo com outros desenvolvimentos. Não há grande descrição dos cenários, o que era de esperar numa fábula. A escrita não é difícil de ler e está ao alcance de todos.
Recomendo, em especial, aos mais novos!

Classificação: 3 estrelas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Livros: Ups! Engoli uma Estrela - Despertar

Este era um daqueles livros que já andava a passear pelas minhas prateleiras há algum tempo!


Autora: Adoa Coelho
Sinopse: Uma jovem descobre um dos segredos maiores da humanidade: não estamos sozinhos! Mas... Será que tudo não passa de um sonho? De um conto infantil? Pode aquele ser, invisível e sábio, realmente existir?
Desde o primeiro amor, ao bullying, aos medos e às inseguranças de crescer e ser, vamos percebendo que somos feitos de luz e sombra e que estes reptos podem ser ultrapassados. As aventuras de uma adolescente dão o mote para a descoberta do ser. Começando por uma abordagem terrena no primeiro dos livros, logo se vai elevando, tanto nos caminhos fantásticos da imaginação, como nos conceitos de auto-ajuda leccionados pelos grandes mestres da actualidade.


Este livro é uma junção entre um conto infanto-juvenil e um livro de auto-ajuda, como nos adverte na contra-capa. Devo confessar que sou um tanto céptico no que se refere aos livros de auto-ajuda, no entanto, já que valorizo mais aquilo que foi subentendido do que aquilo que foi dito preto no branco, decidi ignorar essa vertente durante a leitura. Descobri que a leitura pode ser extremamente agradável se a apreciarmos como uma fábula. A história pode ser um tanto linear, o que acaba por não ser um defeito, visto o público alvo a que se destina. Simpatizamos muito facilmente com a personagem principal. A história passa-se em Gaia, mas podia passar-se noutro local qualquer visto que não há nada de único nos espaços usados pela história. Adorei as imagens interiores, as quais complementam muito bem a história. Fiquei um pouco desapontado com a edição em si, pois contem erros ortográficos. Em suma, uma leitura muito agradável.
Um livro que recomendo tanto aos mais novos como aos mais velhos, pois todos tem um bocadinho a aprender com ele.

Classificação: 4 estrelas