quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Ebooks: Pele de Escrava

A autora mostrou uma escrita e uma trama muito mais madura do que estava à espera.


Autora: Carina Portugal
Sinopse: Como escrava, Allyra só conheceu a dor, a humilhação e o medo às mãos do seu dono. Contudo um sussurro ao ouvido pode ser o catalisador da mudança e da coragem, um sussurro que dá voz a 12 almas incapazes de se libertar.


É impossível não ter simpatia pela personagem principal, o seu desespero e dor passam com facilidade para o leitor. As cenas são tratadas com alguma crueza, que acaba por ser uma chapada para o leitor. O único ponto menos bom e faltar uma certa contextualização do universo da história. A trama não é totalmente imprevisível, mas não deixa de nos dar pequenas surpresas ao virar de cada página. A leitura é fácil e muito agradável. Tem momentos memoráveis que são a cereja sobre o bolo desta obra.
Recomendo a quem queria conhecer uma vertente menos explorada desta autora!

Classificação: 4 estrelas

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Ebooks: A Herança do Escritor

Nunca tinha nada deste escritor e, por isso, este conto foi uma total surpresa.



Autor: Hugo Cântara
Sinopse: Quando o fim se aproxima, reflectimos na herança que deixamos. O que deixamos àqueles que nos são queridos? Podemos imortalizar aqueles que amamos? A herança mais valiosa de um escritor é a possibilidade de nos transportar para o seu mundo.


Este conto foi uma agradável surpresa. Apesar de um início lento e com demasiada informação atirada ao acaso, a trama vai ganhando ritmo até ao final que compensou essas faltas. As personagens são descritas em termos muito gerais, de modo que não fica muito sobre elas. O mesmo se pode dizer sobre os cenários. A situação final é extremamente memorável e salva completamente o conto.
Recomendo a quem quiser conhecer uma jovem promessa portuguesa na área da literatura fantástica!

Classificação: 3 estrelas

domingo, 13 de setembro de 2015

Chá de Domingo #51: A Checklist do Editor

De certo que alguns dos escritores que seguem este blogue se questionam do que os editores procuram numa história. Por isso, eu decidi escrever este artigo que deriva da minha experiência como editor na Editorial Divergência.


Personagens
As personagens são unidimensionais ou tem profundidade? Parecem ser reais ou tomam atitudes totalmente descabidas? As personagens tem uma função bem definida ou parecem cair do céu? Há evolução ou a história deixa as personagens tal como as encontrou? como são as relações entre as personagens?

Estilo
As regras de estilo são respeitadas ou há inovações? As inovações prejudicam a leitura ou servem um propósito?

Enredo
A trama é previsível ou vai providenciando surpresas ao leitor? Há buracos na história ou desenvolvimentos inexplicados? Há saltos narrativos? A trama concentra-se na história ou dispersa-se em tramas secundárias? A história cativa desde a primeira linha ou arrasta-se sem desenvolvimentos relevantes? Como é o ritmo da história?

Originalidade
A trama e personagens nascem de lugares comuns ou são fora de série? O tema da obra já foi muito explorado? As vertentes abordadas são originais? Há mistura de géneros pouco usada?

Legibilidade
Há erros ortográficos e sintáxicos? As frases são compreensíveis e se a leitura é fácil? Frases demasiado longas ou demasiado curtas, que prejudicam o ritmo de leitura? É usado um vocabulário demasiado rebuscado? A adjectivação é excessiva e desnecessária?

Na minha opinião, estes são os pontos fundamentais. Que outros adicionariam à lista?

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Ebooks: O Pacto

Um conto que é uma mistura géneros interessante.



Autor: Vítor Frazão
Sinopse: Tudo tem um preço. Todas as almas uma hora. Como reagirá Clóvis quando vierem pela sua?


O início do conto faz antever um certo desfecho, que acaba por não acontecer como estávamos à espera. O autor soube misturar o género de terror e comédia de uma forma muito competente e sem quebras. O nome da personagem dá vontade de rir e sobre ela sabemos aquilo que temos que saber. A escrita é agradável e fácil de ler.
Recomendo a quem procure um conto para passar uns minutos agradáveis.

Classificação: 4 estrelas

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Ebooks: O Farol

O conto de introdução/complemento ao universo "A Vingança do Lobo".


Autor: Vitor Frazão
Sinopse: Um naufrágio trará nova vida às Ilhas Flannan ou apenas mais um cadáver para o indomável Atlântico Norte? A resposta cabe a Alan, perante o olhar atento de duas estranhas criaturas…


Ao ler este conto, ficamos com a sensação que é parte de algo maior. As duas personagens principais são caracterizadas de um modo muito superficial, de modo que muito pouco fica que seja memorável. A trama está bem conseguida, prende o leitor, mas, no fim, acaba por desapontar por deixar o final em aberto. A escrita é competente e não deixa nada a desejar em termos de forma. Talvez o autor devesse considerar juntar os outros contos que tem no mesmo universo e publicar um ebook, assim poderia ligar as várias histórias.
Recomendo apenas a quem já esteja por dentro do universo "A Vingança do Lobo".

Classificação: 2 estrelas

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Livros: Catching Fire

O segundo livro da saga não me deixou em nada desapontado.



Autora: Suzanne Collins
Sinopse: Against all odds, Katniss Everdeen and Peeta Mellark are still alive. Katniss should be relieved, but now there are whispers of a rebellion against the Capitol - a rebellion that Katniss and Peeta may have helped create. As the nation watches Katniss and Peeta, the stakes are higher than ever. One false move and the consequences will be unimaginable.


O segundo volume retoma a história logo após o final do primeiro volume. Contudo, as mudanças que estão a acontecer não tardam a notar-se. O universo criado continua sólido e a mostrar-se ao leitor sem reservas. A personagem principal parece ficar um pouco menos forte do que no livro anterior. Em compensação, as outras personagens aparentam estar melhor desenvolvidas. A trama está bem conseguida, com bastantes reviravoltas. O clímax é inesperado e deixa o leitor em expectativa em relação ao último livro. É de leitura acessível e fácil e deixa o leitor colado às páginas. Em suma, creio que este livro está ao nível do anterior.
Recomendo a todos os fãs de ficção distópica ou para jovens adultos!

Classificação: 5 estrelas


domingo, 6 de setembro de 2015

Chá de Domingo #50: Retrospectiva - Parte 1

O primeiro artigo saiu a 18 de Agosto de 2013, pouco mais de dois anos depois, sai o artigo 49, a 30 de Agosto de 2015. Este é a edição número 50 da rubrica Chá De Domingo. Como tal, decidi fazer uma retrospectiva dos primeiros 25 chás.

O primeiro artigo teve logo uma boa recepção. O facto de ser um tópico controverso ajudou um pouco.
Porque um bom antagonista ajuda tanto à história como um bom protagonista.

Há tantas por aí! E o George RR MArtin ainda não publicou o sexto volume, já estava à espera desde que escrevi este artigo!

Pilhas de livros por ler, todo o viciado em leitura as têm! Acreditem ou não, dos livros que estão na foto só li um deles. Creio que a pilha está diminuir, ou será eu apenas a desejar?

É o que mais faço, por exemplo com este artigo que sai com um "ligeiro" atraso.

é uma coisa que ainda me irrita solenemente. Felizmente, não tenho apanhado muitos livros assim ultimamente.
Isto é, o pão-nosso de cada dia de todos os escritores.

A praga das prateleiras de qualquer livraria que se preze.

Um artigo que ainda se mantêm bastante actualizado.

Um pouco mais do mesmo, confesso.

Porque os livros não se escrevem sozinhos.

O dito senhor conseguiu ser publicado pela Marcador e conseguiu ser um sucesso moderado de vendas. Espero que o livro seja melhor do que aquele que li...

Um artigo que continua bem actual. Referência para todos os que estão a pensar iniciar-se neste ramo.

Outro artigo que ainda é bastante actual.

Um breve ensaio sobre o que se entende por um bom escritor.

Infelizmente, este tipo de esquema continua a ser usado.

Todos os viciados em leitura tem o mesmo problema: estantes cheias e nãio encontramos nada que nos apeteça ler.

Este foi um pequeno desabafo como editor.

Por alguma razão, não escrevi a rubrica #19.

Um pequeno balanço do meu ano literário. Bom para recordar os sucessos...

21 - O retomar desta rublica
Depois de quase um ano sem escrever esta rubrica, decidi voltar.

Ainda continuo a achar que esta medida foi muito negativa.

Aqui mostro alguns ebooks gratuitos de autores portugueses.

Aqui falo deles, mas não faço um! 

O mistério da rubrica #19 está resolvido!

Um bocadinho de auto-promoção não faz mal a ninguém!

E aqui termino a primeira parte desta retrospectiva. Quando comecei, contava fazer as primeiras 50 publicações de uma vez mas, devido ao tamanho do artigo, decidi dividir em dois. A próxima parte fica para breve.