segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ebooks: Máquinas Infernais Vindas do Céu

Este género de conto não costuma constar das minhas escolhas.


Autora: Ana Filipa Ferreira
Sinopse: Aurélia trás para a sua mansão uma gerigonça que o presidente quer ver destruída. Quem máquina infernal vinda do céu será esta?


Confesso que este conto não encaixa nos meus géneros predilectos. Parece que caímos de para-quedas na história e no universo, mas acaba por não importar muito. Há questões que não são respondidas só que acabamos por nos esquecer delas assim que a história se desenvolve. O grande problema foi não haver nenhuma empatia com as personagens, apesar de história ser bastante gráfica. Os conceitos de trama não são de todo aplicáveis a este conto.
Recomendo a quem goste de contos eróticos.

Classificação: 3 estrelas

domingo, 23 de agosto de 2015

Chá de Domingo #48: Criar Personagens - Parte 2

Decidi expandir um pouco o artigo sobre a criação de personagens que publiquei aqui.


Passo aqui a reproduzir a ficha de personagem que uso e que me foi facultada pela Sara Farinha (sintam-se à vontade para usar também):


Ficha de Personagem

Descrição Física da Personagem

Nome (significância/origem do nome):

Idade:

Altura/Peso:

Tipo de Corpo:

Cheiro (aroma/perfume):

Cor dos olhos (lista de sinónimos):

Cor e corte de cabelo (lista de sinónimos):

Outros traços físicos que o distinguem (2 ou 3 específicos da personagem):

Estilo / Roupas habituais:

Acções/Tiques frequentes:

Discurso e estilo de falar:

Características:

Imperfeições físicas ou algo que quisesse mudar em si:

Raça/Grupo Étnico

Caracterização da Personagem

Religião:

Educação Formal:

Treino ocupacional especial:

Ocupação:

Ocupações Anteriores:

Recursos, habilidades e talentos:

Personalidade e Arquétipo:

Traços admiráveis de personalidade (forças):

Traços negativos na personalidade (fraquezas):

Peculiaridades e excentricidades:

Coisas que o enraivecem:

Método de controlar a raiva:

Coisas que o embaraçam (envergonham):

Método de lidar com o embaraço:

Medos:

Método de lidar com o medo:

Maus hábitos ou vícios:

Preconceitos:

Hábitos irritantes ou idiossincrasias:

Sentido de Humor:

Filosofia de Vida:

Doenças Físicas ou sofrimento:

Passatempos ou interesses:

Comida Favorita:

Livros Favoritos:

Cor Favorita:

Local Favorito:

Objecto Especial para a personagem:

Pessoa ou amigo íntimo da personagem:

Caracterização da História da Personagem


Descrição da sua casa, da vivência em casa e do estatuto económico:

História familiar:

Experiências mais dolorosas do passado da personagem (que corroborem o comportamento do personagem):

Objectivos/Metas da Personagem (o que quer; qual o seu maior sonho):

Motivação da Personagem (porque quer atingir o objectivo acima):

Conflito da Personagem (o que o impede de alcançar o seu objectivo):

Sumário da Falha Fatal da Personagem (o problema principal que é preciso resolver):

Objectivo Principal da História Pessoal da Personagem:

Premissa ou Mensagem desta História (o que estou a tentar provar com a história desta personagem):



Que outras fichas conhecem? O que acrescentariam retirariam desta ficha?

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Livros: The Hunger Games

Comecei a ler o livro já tarde e acabei por fazer directa só para terminar.


Autora: Suzanne Collins
Sinopse: Winning will make you famous.
Losing means certain death.
In a dark vision of the near future, twelve boys and twelve girls are forced to appear in a live TV show called the Hunger Games. There is only one rule: kill or be killed. When sixteen-year-old Katniss Everdeen steps forward to take her sister's place in the games, she sees it as a death sentence. But Katniss has been close to death before. For her, survival is second nature.
May the odds be ever in your favour.


Para começar, não é todos os dias que um livro de ficção científica se torna tão popular. Confesso que ao inicio fiquei desconfiado e por isso demorou quatro anos até que comprasse os livros e mais três até finalmente os ler. Contudo, assim que comecei, não consegui largar o livro.
A personagem principal gera simpatia ao leitor. É rica em memórias, ambições e contradições, como uma boa personagem deve ser. O cenário é evocativo e  bem construído. As bases do universo criado são sólidas e consistentes. A trama começa a um bom ritmo e desenvolve-se num crescendo, até ao final que acaba por não ser de todo previsível. As outras personagens estão bem caracterizadas e estão longe de serem uni-dimensionais. A leitura é fluída e acessível, sem facilitar em demasia. Assim que comecei a ler, não consegui largar até ao final.
Recomendo a quem goste de ficção distópica ou que gostasse de experimentar.

Classificação: 5 estrelas

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Livros: A Viagem do Elefante

Este é um daqueles autores que, cada vez que termino um livro, olho para a lista de títulos que me faltam ler e fico triste.

Autor: José Saramago
Sinopse: Em meados do século XVI o rei D. João III oferece a seu primo, o arquiduque Maximiliano da Áustria, genro do imperador Carlos V, um elefante indiano que há dois anos se encontra em Belém, vindo da Índia.
Do facto histórico que foi essa oferta não abundam os testemunhos. Mas há alguns. Com base nesses escassos elementos, e sobretudo com uma poderosa imaginação de ficcionista que já nos deu obras-primas como Memorial do Convento ou O Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago coloca agora nas mãos dos leitores esta obra excepcional que é A Viagem do Elefante.
Neste livro, escrito em condições de saúde muito precárias não sabemos o que mais admirar - o estilo pessoal do autor exercido ao nível das suas melhores obras; uma combinação de personagens reais e inventadas que nos faz viver simultaneamente na realidade e na ficção; um olhar sobre a humanidade em que a ironia e o sarcasmo, marcas da lucidez implacável do autor, se combinam com a compaixão solidária com que o autor observa as fraquezas humanas.
Escrita dez anos após a atribuição do Prémio Nobel, A Viagem do Elefante mostra-nos um Saramago em todo o seu esplendor literário.


Como o título indica, a história anda à volta da viagem de um elefante. Não só elefante mas do seu conarca, o tratador do elefante, que acaba por se tornar o verdadeiro protagonista. É um personagem que diz muito ao leitor, por ser verdadeiramente humano, como o autor nos habituou. Não achei a obra difícil de ler, talvez por já me ter habituado ao estilo do autor. As divagações, aparentemente irrelevantes, acabam por ser relevantes pelo eco que causam no leitor. Essa divagações conjugam bem com o estilo de escrita, obrigando o leitor a ler mais devagar. Adorei o sarcasmo que que narrou alguns costumes, em especial os ligados à igreja. A trama é simples, mas as implicações deixam-nos material de reflexão para muito tempo. Pode não ser o melhor livro do Saramago, mas sem dúvida que não deve ser posto de lado.
Recomendo a que se deseja iniciar ao Nobel da Literatura Português.

Classificação: 4 estrelas

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Livros: The Amber Spyglass (His Dark Materials #3)

Com este livro, Philip Pullman fecha com chave de ouro a sua melhor trilogia.



Autor: Philip Pullman
Sinopse: Will is the bearer of the knife. Now, accompanied by angels, his task is to deliver that powerful, dangerous weapon to Lord Asriel - by the command of is dying father. But how can he go looking for Lord Asriel when Lyra is gone? Only with her help can he fathom the myriad plots and and intrigues that beset him. The two great powers of the many worlds are lining up for war, and Will must find Lyra, for together they are on their way to battle, an inevitable journey that will even take them to the world of the dead...


É difícil escrever uma crítica que faça jus ao livro. É verdade que o autor complicou a narrativa, introduzindo mais mundos, criaturas e personagens, mas também é esse worldbuilding uma das jóias da coroa desta trilogia. Também é verdade que este volume é muito mais pesado que os anteriores, o que não é de todo uma coisa negativa.
Em primeiro lugar, nota-se que a Lyra vai perdendo relevância e até uma certa profundidade, que é compensada com um maior foco na Mary e no Will. O autor cria universos complexos e detalhados, com regras bastante originais, como por exemplo o mundo dos mortos. Os temas bíblicos acompanham toda a trama, mas são desconstruídos e vergados às intenções do autor. A história avança a um bom ritmo, não havendo abrandamento na pressão até ao final. A trama está recheada de imprevistos e reviravoltas que apanham o leitor de surpresa. Definitivamente destaca-se do que foi feito neste género.
Recomendo esta trilogia completa a que procura um bom livro que combine fantasia, ficção cientifica. É uma obra de arte!

Classificação: 5 estrelas

domingo, 16 de agosto de 2015

Chá de Domingo #47: Criar Personagens - Parte 1

Hoje vamos falar de uma fundamental para quem escreve ficção: as Personagens.


Para contar uma história, necessitamos sempre de, pelo menos, uma personagem. Para mais, numa história cais complexa e longa, podem haver centenas de personagens, por exemplo O Senhor do Anéis ou o Jogo dos Tronos. Essa personagens precisam de ser desenvolvidas e trabalhadas. Todas elas têm uma história, motivações, medos, etc, e é essa profundidade que ajuda a trazer realismo ao livro, mesmo que este se passe A long time ago in a galaxy far, far away...

As personagens tem sempre um cunho único por parte do autor. Há várias técnicas para as construir e eu não me vou centrar em nenhuma em particular, mas antes deixar os aspectos gerais. Dependerá, também, do autor, a profundidade com que quer talhar a personagem, consoante a sua relevância para a história.

O primeiro ponto a ter em conta é o passado. O que é que aconteceu à personagem antes do início da história? Esta é uma das questões que não podemos deixar de responder, pelo menos, para as personagens principais. Podemos dividir o passado em duas grandes categorias: pessoas e eventos. No topo disso podemos também incluir a educação. A qual pode ter uma importância na construção do carácter.

No caso do eventos: Onde viveu? Como foram os seus primeiros anos? Que eventos traumáticos ou memoráveis teve? Experiências de vida? Como é que isso a influenciou física e psicologicamente? Que mudanças de perspectiva isso lhe trouxe?

No caso das pessoas: Com quem viveu? Quem é que esteve presente na sua vida durante longos períodos de tempo? Como é que a influenciou? Como é que se relacionam essas pessoas com os eventos acima referidos? Como é que a personalidade dessa personagem foi moldada?

O segundo ponto importante é o presente. Podemos dividir em várias categorias: interesses e objectivos, posses (materiais ou não) e localização. Os interesses e objectivos podem ser o reflexo do passado, mas também das condicionantes presentes. É essencial que sejam definidos, pois influenciam todo o rumo da história. Em termos de posses, convém referir objectos que tenham um valor especial para a personagem, por exemplo uma carta de amor ou uma foto de uma pessoa querida. Por fim, a localização: o clima, cultura, religião, economia, condições de vida, como é que a personagem se relaciona com o local? Está a adaptar-se bem ou mal? Pode ser interessante contrastar com o local onde a personagem cresceu.

Por fim, quem é a personagem? É pobre ou rica? Qual a sua função na sociedade? É inteligente? O que é que o distingue dos demais? é religioso ou opõem-se à religião? Como é que a personagem veio parar a esta situação? As situações da história vão mudá-la?

É com a resposta a estas perguntas que iremos decidir as acções e respectivas consequências da personagem durante o livro. Quais são as vossas técnicas para a construção de personagens?

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ebooks: Gosma Literária

Uma farpinha num escritor bem conhecido, que não é o único.


Autor: Carlos Silva
Sinopse: Um cientista afirma que descobriu a substância que irá mudar o modo como se experiência a literatura, mas será que o conteúdo vai mudar?


Este conto é uma sátira à "literatura" portuguesa, recheada de autores pseudo-intelectuais, de frases bonitas, figuras de estilo a pontapé e vazios de conteúdo. Gostei da forma como o autor explorou o tema, metendo o dedo em muitas feridas. Não há grande trama nem conflito, mas não é isso que se espera deste tipo de narrativa.
Recomendo a quem se queira rir um pouco!

Classificação: 4 estrelas