domingo, 10 de novembro de 2013

Chá de Domingo #13: Software especifico para Editoras

Como sabem, faço parte da Editorial Divergência e, como tal, dei por mim a pensar que software seria necessário para o normal funcionamento de uma editora.


Vamos  saltar o óbvio: o software de edição, paginação e edição de imagem que esperamos encontrar numa editora, e vamos analisar o que se passa nos bastiadores.

Ferramentas Monte Carlo

Gerir uma empresa não é uma tarefa trivial. Como definir estratégias? Como encontrar boas relações entre preços, lucros e factores de risco? Nada melhor do que experimentar com uma empresa virtual. Em geral, há empresas de consultoria que têm os seus próprios programas. O problema é que os preços cobrados são proibitivos para uma empresa pequena, na ordem dos milhares de euros. Valerá a pena comprar ou mais vale criar uma versão privada?

Gestão de Submissões

Gerir submissões usando os emails com estrelinhas e o Googledocs não é a maneira mais eficaz. Ter que pedir o feedback do editor para cada artigo, reenviar-lhe os emails e relembrá-lo consome bastante tempo. Qual a solução? Criar uma plataforma que agregue todos esses serviços. Para além disso, deve ser intuitivo e com uma boa performance. Acham que é realizável ou deve-se tentar encontrar uma alternativa grátis?

Website + Vendas Online

O website da editora e o e-commerce não são opcionais nos dias que correm. Ter um website apelativo e funcional pode gerar tantas ou mais vendas que a presença física em livrarias. O leitor de hoje em dia usa motores de busca para encontrar o que quer, ainda há quem vagueie pelas livrarias em busca de títulos, mas essas pessoas estão em vias de extinção. Felizmente, muitos dos alojamentos online já incluem essas ferramentas, não sendo necessário qualquer gasto, mas só uma aprendizagem dos mesmos e escolher entre as várias opções existentes.

Se tivessem uma editora, quais opções escolheriam para cada uma das categorias?

sábado, 9 de novembro de 2013

Livros: The Puzzle Box

Recebi este livro através do programa de giveaways do Goodreads.


Autor: The Apocalyptic Four (Eileen Bell, Randy McCharles, Ryan T McFadden e Billie Milholland)
Sinopse: An intriguing anthology where reality is transient and the puzzle box holds the key to the meaning of life.
Archeology Professor Albert Mallory understands reality. He knows the way the world works. When he steals an ancient puzzle box to pay off gambling debts, he thinks the only mysterious thing about the artifact is how to get it open. But when a stranger appears at Albert’s door demanding to see the box, Albert is plunged into mysteries he never dreamt possible.
Through the tales of four others who succeeded in opening the puzzle box — a musician named Warlock with a weakness for witches; photographer Autumn Bailey, with a strange link to the past; video store clerk Angela Matterly with those unworldly eyes; and a comic book illustrator called Sam, on a quest for his life — Albert learns that reality is transient and the way the world works is not found in text books.


Como as diversas partes são distintas, optei por opinar sobre cada uma em separado.

Albert - A história que envolve as outras - 4 estrelas
Mesmo sem ser estritamente necessária ao livro, ela captura o leitor e adiciona um sabor especial ao produto final. Eu gostei bastante da personagem e da sua evolução através das cinco peças do puzzle.

The awakening of Master March - 4 estrelas
Eu adorei esta história! As personagens principais são memoráveis e é muito fácil de sentir empatia por elas. A história decorre fluída e mantêm o leitor interessado.

Autumn Unbound - 2 estrelas
Eu acho que esta é o conto mais fraco do livro. Não conseguiu atrair a minha atenção. Explorar uma Pandora no século XXI é original, mas foi o único ponto positivo.

Angela and Her Three Wishes - 3 estrelas
Esta história é hilariante! Realmente é a melhor palavra para a descrever. O ritmo é rápido e fluente e o humor é o ponto alto.

Ghost in the Machine - 5 stars
Já tinha passado algum tempo desde que fui apanhado desta maneira por um conto. É de longe a melhor história da antologia. É impossível não comparar à referência cultural que é o "Efeito Borbuleta" e nem assim diminui o seu impacto. O ritmo, as personagens e locais estivaram à altura da linha da história.

Classificação: 4 estrelas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Fantasy & Co: O Legado de Eros

O Blogue Fantasy & Co está a comemorar o seu centésimo conto com uma antologia de nome O Legado de Eros com os sub-géneros Erótico e Romântico.

Aproveito para acrescentar que tem o meu conto "A Primavera".

E já agora, cá fica o desvendar do mistério sobre a imagem:



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Chamamento à antologia: Por mundos divergentes

De forma a promover a ficção especulativa em Portugal na forma do conto em Língua Portuguesa, a Editorial Divergência dá início ao concurso para a Antologia “Por mundos divergentes”.



Pode ler a postagem original aqui.

Podem descarregar o regulamento em formato pdf aqui.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O Regresso da Revista Lusitânia

A Segunda Lusitânia, no qual participo, será lançada no Fórum Fantástico 2013, dia 16 às 14h15. Às 16h30 haverá uma sessão de autógrafos onde poderão pedir uma dedicatória, no exemplar adquirido, aos autores que participaram nesta edição.

Consultem o programa completo do Fórum Fantástico: http://forumfantastico.wordpress.com/programa-2013/

Entretanto, vou deixar-vos com alguns excertos dos contos que farão parte deste novo e tão aguardado número:

Primeiro excerto:
"E se Deus o subjugou à vontade do Diabo, atirando-o para um precipício imortal que mais valia que não o fosse, não deixou de o segurar por um dedo. E o homem do mar, corroído pelos tormentos do Inferno em vida, atraía até si a sardinha, o carapau e a petinga, que dos outros pescadores fugiam para saltarem de livre vontade para o seu pequeno barco."

Segundo excerto:
 "A fonte dos leões estava ali, pronta a satisfazer-lhe a vontade. E ficava no caminho, a benevolente!
- Muito olham vocês… – murmurou, os olhos fixos nos caninos salientes dos animais de pedra. Parecera-lhe notar uma ligeira movimentação no momento em que a urina se esbatera contra a água da taça. Mas que sabia ele?
O suficiente, talvez.
Fora aquilo o restolhar de um par de asas? Apertou o fecho das calças, passando as mãos pela ganga. Cambaleando, subiu para o rebordo da fonte. A curiosidade matou o gato. E o que haveria ali para o matar?
A pedra rodou, os pescoços virando-se na sua direcção. Três grifos, o quarto fora da sua visão, escondido pelo pilar da fonte, fixaram-no num silêncio mortificador.
Nunca antes correra tão depressa."

Terceiro excerto:
"Ao vê-lo a afastar-se, reparou que mancava. Pela primeira vez ocorreu-lhe que aquele homem vira o colapso a acontecer. Ela tinha dois anos de idade e não se lembrava de nada. Até há pouco tempo, o colapso da União Europeia não passava de um episódio histórico. Era provável que ele tivesse lutado contra os franceses, impedindo que ocupassem a cidade invicta, tal como o pai de Leonor fizera.
O merceeiro voltou, passando o conteúdo da caixa de madeira para o balcão. Uma saca com meio quilo de arroz, um quilo de batatas, uma lata de sardinhas, uma pequena chouriça, um saquinho com feijões secos, um pacote de farinha, dois nabos e quatro pêras.
― Só? ― queixou-se a jovem.
― Infelizmente é o que posso dar hoje. É a guerra menina, é a guerra..."



Ficamos à vossa espera no lançamento!
Saibam mais no blogue da revista e na página de Facebook.

domingo, 3 de novembro de 2013

Chá de Domingo #12: Cursos de Escrita Criativa

Hoje era para falar de antologias, mas parece que vai ter que ficar para a semana, porque uma situação relativa a cursos de escrita criativa ficou-me entalado na garganta.


Há um certo senhor que dá cursos de escrita criativa pelo módico preço de 210 euros. Até aqui tudo bem, aliás, a qualidade paga-se, certo? Não me parece que seja este o caso.

Não fosse este mesmo senhor que censura os comentários no seu blogue e página de facebook, não deixando que ninguém discorde dele. O mesmo senhor que publicou uma catrefada de livros pela Chiado Editora. Acho que a maioria de vós já sabe de quem estou a falar, por isso não vale a pena dizer o nome.

Voltando ao curso, era de esperar que depois de uma formação tão cara, pelo menos para os padrões nacionais, que os autores conseguissem dominar algumas das técnicas básicas da ficção. FALSO! Apesar de não saber qual o conteúdo exacto do curso, tudo me leva a crer que noções básicas de estrutura não foram cobertas.

Como é que eu sei isto? Bem, houve uma pessoa que frequentou um desses cursos e, animado pelo entusiasmo deste senhor, decidiu escrever um livro. O que é certo é que essas noções básicas não foram respeitadas. Poderíamos indulgenciar o formador, imputando a culpa no escritor, contudo, o mesmo senhor que ministrou o curso, cobrou 217 euros para uma revisão do manuscrito e essas falhas continuam lá. Acho que estamos perante um caso de incompetência.

Agora vou adicionar mais umas achas à fogueira. Esse senhor tem uma página na Wikipédia que serve só para lhe bajular o ego. Surpreende-me como é que um autor tão "famoso" ainda não foi publicado por nenhuma editora a sério. A conclusão é simples: estamos perante um burlão.

sábado, 2 de novembro de 2013

Livros: Game of Thrones

Por fim, li o primeiro volume de A Song of Fire and Ice!



Autor: George RR Martin
Texto da contra-capa: Summers span decades. Winter can last a lifetime. And the struggle for the Iron Throne has begun.

As Warden of the north, Lord Eddard Stark counts it a curse when King Robert bestows on him the office of the Hand. His honour weighs him down at court where a true man does what he will, not what he must … and a dead enemy is a thing of beauty.

The old gods have no power in the south, Stark’s family is split and there is treachery at court. Worse, the vengeance-mad heir of the deposed Dragon King has grown to maturity in exile in the Free Cities. He claims the Iron Throne.


O Jogo dos tronos é um livro que não vai deixar ninguém indiferente. Pela tamanha expectativa gerada em torno dos livros e da série, um leitor que o abandone nas primeiras página vai ficar aborrecido por se achar enganado. Vai haver quem odeie a enorme quantidade de plots paralelos e pelo estilo de escrita. E vai haver quem ache que este é o seu livro favorito, ou muito perto disso. Creio que me encaixo no terceiro grupo!

Tentei ler o livro lentamente, não mais do que um capítulo por dia. Assim se passou quase um mês e meio, até que a história me venceu. Três dias depois tinha terminado o primeiro livro da série. É muito raro um livro que me deixe acordado até às tantas por não o conseguir largar.

A personagens estão muito bem caracterizadas e conseguidas. O mundo está bem construído, cheio de detalhe, mas sem entrar num despejar de informação. A acção começa lentamente, mas assim que pega não deixa largar o livro. O realismo das situações e reacções é notável. As linhas de história paralela só acrescentam à história.O facto de ser baixa fantasia, deixou um gosto especial, como uma cereja em cima do bolo.

Recomendo a quem tiver coragem para se deixar puxar para Westeros!

Classificação: 5 estrelas