quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Livros: The Catcher in the Rye

Este era um daqueles livros que já andava há algum tempo à espera de ter tempo para ler.


Autor: J. D. Salinger
Sinopse: Since his debut in 1951 as The Catcher in the Rye, Holden Caulfield has been synonymous with "cynical adolescent." Holden narrates the story of a couple of days in his sixteen-year-old life, just after he's been expelled from prep school, in a slang that sounds edgy even today and keeps this novel on banned book lists. It begins,

"If you really want to hear about it, the first thing you'll probably want to know is where I was born and what my lousy childhood was like, and how my parents were occupied and all before they had me, and all that David Copperfield kind of crap, but I don't feel like going into it, if you want to know the truth. In the first place, that stuff bores me, and in the second place, my parents would have about two hemorrhages apiece if I told anything pretty personal about them."

His constant wry observations about what he encounters, from teachers to phonies (the two of course are not mutually exclusive) capture the essence of the eternal teenage experience of alienation.



Este é outro daqueles livros que eu li tarde demais. Apesar de me conseguir ligar à personagem principal, o facto de já não ser propriamente adolescente não me ajudou a explorar o potencial da obra.

Aquilo que muitos se queixam: as digressões, os palavrões e aparente falta de moralidade na história não são os maiores defeitos da obra, são antes os pontos altos. Acho que este livro não pode obedecer às regras da literatura convencional, pois caso o fizesse, ia destruir a sua essência. Considero que capta a essência de ser adolescente, apesar de não me recordar de ter chegado a este extremo. Será que varri isso da minha memória?

Contudo, acho que falta algo no livro! não sei o que é, mas senti a falta de algo mais.

Recomendo a todos os adolescentes e jovens adultos. O calão, referências à sexualidade, as críticas à sociedade, etc não são nada do outro mundo e escondê-las dos jovens, numa atitude super-protectora, faz mais mal do que bem.

Classificação: 4 estrelas

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Lusitânia - O Regresso

A Lusitânia está de volta!



O regresso foi anunciado na página de Facebook:

Após um longo processo de recepção de contos, leitura, selecção, edição e revisão, chegámos ao grupo de autores que irão participar na Lusitânia a ser lançada em Novembro.

Eles são:
Carolina Vargas
Inês Montenegro
João Franco
Margarida Mendes
Pedro Cipriano

Autor convidado:
João Barreiros

Durante os próximos dias iremos revelar mais pormenores desta edição. Estejam atentos!
Depois da recepção muito positiva do seu primeiro número, no ano passado, confesso que estava ansioso para que anunciassem os autores que iriam fazer parte da mesma. O autor convidado deixou-me intrigado!

domingo, 27 de outubro de 2013

Chá de Domingo #11: Nanowrimo

Quem é que este ano vai aceitar o desafio do Nanowrimo?


O que é o Nanowrimo?

O Nanowrimo é National Novel Writing Month em que milhares de escritores de todo o mundo participam. Decorre durante o mês de Novembro e o objectivo é escrever 50000 palavras.

Quem pode participar?

Todos podem participar! Seja um escritor profissional ou apenas alguém que goste de colocar uma palavra à frente da outra sem qualquer objectivo concreto.

O que é preciso para participar?

Registar a tua história em http://nanowrimo.org e escrever! O registo é grátis e ainda podem adquirir algumas lembranças espectaculares na loja.

Mas 50000 palavras não são muitas?

São só 1667 palavras por dia. É assim tão difícil? Para te manteres actualizado podes usar uma das aplicações que vai registando o teu progresso.

Eu acho que é um pouco difícil, o posso fazer para ser mais fácil?

Quase essencial é juntares-te a um grupo. A experiência é uma montanha russa emocional e ajuda estar inserido num ambiente onde haja quem te compreenda.


Adorava poder participar este ano, mas desconfio que estarei demasiado ocupado com outro tipo de escrita, o da minha tese de doutoramento.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A Editorial Divergência prepara-se para lançar a sua primeira antologia

A Editorial Divergência está a preparar a primeira antologia e precisa da vossa ajuda para escolher o tema. Podem deixar o vosso voto aqui.


Bónus: O júri da antologia ira contar com algumas figuras relacionadas com a ficção especulativa portuguesa.


Blogue da Editorial Divergência
Página de Facebook da Editorial Divergência

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Procuram-se leitores beta: Caderno Vermelho


Este livro esteve na gaveta quase dois anos e decidi procurar leitores beta para saber o que fazer com ele.

Leitor Beta é aquele que tem por hábito ler, pelo menos, 1 a 2 livros por mês. Espera-se que tenha uma língua afiada para a crítica, ajudando assim o autor a melhorar a sua obra.
Quem procuro?
- Leitores (m/f) que apreciem poesia.
- Idade mínima 14 anos.
- Leitores que assumam o compromisso de ler a obra na íntegra e sobre ela emitir uma crítica/sugestões (construtiva (s) de preferência) no seu todo.
- Pretendo no mínimo 5 leitores Beta.
O que procuro?
- Opiniões sinceras e honestas! Nada de leitores passivos que apenas absorvem o que gostaram. Preciso de gente com fibra que opine genuinamente sobre o que leu, que saiba fundamentar a crítica, no sentido da qualidade da obra. O que está bem, está e o que está mal, tem que se mudar – importante frisar isto!

Cada um dos leitores beta irá receber uma cópia digital do livro em pdf, mobi ou epub (outros formatos poderão estar disponíveis).

Todas as gralhas, erros frásicos e de métrica podem também ser apontados, embora esse não seja o objectivo desta leitura.
Se achas estar preparado para ler e opinar, manda-me um email para pedromrcipriano@gmail.com e fala-me um pouco de ti. Conto contigo!

Caderno Vermelho

Ao iniciar a viagem, o neófito nada entende, pois não consegue ver. Está cego e não o sabe. Os símbolos em que está imerso são como um livro, só o pode ler quem o souber decifrar. O conteúdo só está acessível a quem tem vontade e uma mente aberta.
A abertura de horizontes não é um processo reversível. Não é possível voltar a dormir depois de se ter acordado completamente, assim como não é possível voltar ao ventre materno depois de nascer.
Esta não é uma iniciação a uma ordem secreta, nem a nenhum clube de eleitos. É uma iniciação ao mundo real.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A Fantasy & Co está a chegar ao centésimo conto

Vou dedicar o artigo de hoje ao Fantasy & Co.
Para quem não está a par:

Fantasy & Co nasceu da vontade de criar um espaço totalmente dedicado à literatura fantástica. Num universo virtual saturado de espaços individuais, este blogue vem concretizar a esperança de trabalharmos em função de um objectivo comum: Divulgar a Literatura Fantástica Portuguesa.

Aconselho a visitar também a página de Facebook!

Ao longo de quase um ano e meio, este grupo de escritores de ficção especulativa, do qual faço parte, publicou quase 100 contos.  Para comemorar o centésimo, haverá uma surpresa para todos os amantes do género romântico e/ou erótico.

Deixo uma pista:


Fiquem atentos!