Mostrando postagens com marcador Camp Nanowrimo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Camp Nanowrimo. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #17: Firme e Estável!



Hoje consegui escrever 1104 palavras, atingindo o total de 17220. Foi um dia na média, por assim dizer. O atraso é o mesmo de ontem (1500 palavras). As minhas esperanças no fim-de-semana continuam altas!

Em termos da história, terminei o capítulo 20 e escrevi uma boa porção do 21. Para além de avançar na história, consegui ainda fornecer alguns elementos sobre as personagens principais. Vou-vos deixar com outra imagem relativa à história, desta vez, comida coreana:



Até amanhã!

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #16: 19 Capítulos!


Hoje fiquei um pouco abaixo da meta diária: 906 palavras. Cheguei ao total de 16116. O meu atraso anda pelas 1500 palavras, nada que seja realmente preocupante. Com o fim de semana à porta, espero que o reduza para zero ou até mesmo fique com um adiantamento! Será que consigo?

Em termos de capítulos, terminei o 18 e o 19. Iniciei o vigésimo. Para variar, as coisas estão a ficar cada vez mais complicados para os protagonistas. Aproveito para deixar uma imagem de um dos locais que figura nesta história:


Até à amanhã!


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #15: A progredir!

A meio do Camp Nanowrimo, chegou a hora de fazer um mini-balanço. Posso ficar contente de este Camp Nanowrimo estar a progredir a um ritmo excelente! Houve uns percalços no início, mas que agora estão ultrapassados e o atraso a um nível bastante razoável. Não há sequer comparação com o anterior: já escrevi cinco vezes mais palavras que os primeiros quinze dias do de Abril.

Hoje escrevi mais 1191 palavras, um bocadinho acima do limite diário de 1100 para diminuir o atraso, nem que seja às mijinhas. O total ficou-se pelas 15210 palavras, ou seja, estou com 1290 de atraso. Nada preocupante, num dia produtivo resolvo esse problema!

Calharam-me dois capítulos muito curtos, os quais completei sem dificuldade: o 16 e o 17. A trama continua a desenhar-se e a parada a aumentar. No geral este livro está a ser muito fácil de escrever.

Até amanhã!

terça-feira, 14 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #14: Em força!

Hoje continuei na minha recuperação. Cheguei ao total de 14019 palavras e escrevi 1504. O meu atraso já desceu para um nível menos preocupante: 1400 palavras. Tenho conseguido escrever a uma ritmo muito bom, conseguindo dar conta do recado numa hora e meia, ou seja, ando pelas mil palavras por hora. Se for recordar o meu primeiro Nanowrimo, em Novembro de 2012, a minha média dessa altura era 500. Das duas uma, ou estou a conseguir escrever mais rápido ou a qualidade está a descer... Não interessa, não se pode esperar que o primeiro rascunho seja uma obra de arte!

Em termos da história, consegui completar o capítulo 14 e o 15, começando também o 16. Decidi seguir um dos conselhos dados por outros escritores envolvidos no Camp Nanowrimo: parar a meio de um capítulo para facilitar o início no dia seguinte. Em termos de estrutura, já passei claramente o ponto da aceitação do problema. Ontem julgava que não, mas hoje fiquei com a sensação que já o fiz no capítulo 12, pelo menos as personagens já começaram a reagir activamente ao problema que têm em mãos.

E amanhã há mais!



segunda-feira, 13 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #13: O reinício


Nem só de escrita se faz um Camp Nanowrimo. Comecei o dia por reler o plano e fazer algumas alterações. Depois entreguei-me à leitura dos primeiros doze capítulos. Por fim e enfim escrevi algo!

O dia rendeu-me 1726 palavras e cheguei ao total de 12515. Comparar com o mesmo dia do anterior é ridículo, hoje escrevi quase tanto como na Camp Nanowrimo de Abril de 2015 até ao dia 13. Uma mudança que ajudou a escrever mais foi o facto de ter escrito directamente no computador.

Completei o capítulo 13 e comecei no 14. Posso dizer que esta história é muito mais fácil de escrever que a do Canto do Rouxinol. As personagens são mais intuitivas e o mundo é mais próximo da realidade. Estou a chegar um dos pontos importantes da história e isso dá-me motivação para escrever. O facto de serem capítulos em média mais curtos, também ajuda bastante.

Até amanhã!

domingo, 12 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #12: O alcançar de um objectivo!

Até já me podia considerar vencedor deste Camp Nanowrimo! Se não fosse pelo número de palavras, pelo menos porque atingi um dos objectivos mais importantes: terminar o Canto do Rouxinol! Depois de mais de 3 anos e incontáveis tentativas, finalmente meti o último ponto final. E agora? Agora vai para a gaveta marinar durante uns tempos e depois vai levar umas plásticas...

O total de palavras anda pelas 10789, das quais 772 foram escritas ontem. Estou umas 2400 palavras atrasado! Mas, se olhar para o último Camp Nanowrimo, vejo que foi mais ou menos nesta altura que desisti de tentar terminar o livro.

Agora é hora de continuar O Jarro de Porcelana. É uma mudança de ares brusca, vamos ver se não apanho nenhum constipação.

Até amanhã!

sábado, 11 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #11: A um passo do final...


Hoje o dia rendeu-me mais 1508 palavras, somando a um total de 10017. Continuo ligeiramente atrasado (cerca de 2100 palavras), mas muito melhor que no último (Ando a repetir-me muito? Ando sim!). O facto de ser um sábado, permitiu-me chegar ao total que planeara para o dia relativamente cedo e ainda tive tempo de passar para o computador o que escrevera ontem. Assim sendo, decidi dar-me a mim mesmo o resto do dia de folga!

Em termos da história, terminei o capítulo 19 da terceira parte e deixei-me ficar por aí. Só falta um capítulo para terminar. Serão as palavras mais difíceis de escrever de toda a história, porque há ainda um conflito que não sei como desatar. O grosso da trama está resolvido e, com a excepção de um conflito, tudo o resto está resolvido. Irei dormir sobre o assunto e amanhã irei ter respostas! Estou muito contente de estar a um pequeno passo de finalmente terminar esta história.

Até amanhã!

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #10: A recuperação continua...



Hoje escrevi umas simpáticas 1494 palavras, continuando com a minha lenta recuperação. Cheguei ao total de 8509. Se comparar ao último Camp Nanowrimo, tenho cerca de três vezes mais palavras, o que sem dúvida é um bom sinal! O atraso situa-se agora pelas 2500 palavras, o que não é dramático nem crítico, mas necessito de uma certa disciplina para não piorar as coisas.

Em termos de história, terminei o décimo oitavo capítulo. Ou seja, faltam apenas dois capítulos para terminar o livro. O próximo já é o clímax! Toda a história e sub-histórias se aproximam da conclusão. A minha parte favorita!

E é hora de voltar às escritas... até amanhã!

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #9: Tímida Recuperação!

Podia estar pior! Aliás, acho que nem está a correr assim muito mal! No Camp Nanowrimo anterior só tinha escrito 2684 palavras até ao fim do nono dia. Hoje escrevi 1168 palavras, chegando às 7015. O atraso pode ser grande (2900 palavras) mas acho que é perfeitamente recuperável se não cometer outros deslizes. Se continuar no modo de recuperação tímida, não vai haver problemas em chegar ao objectivo!

Terminei o capítulo 17, o último calmo antes do final turbulento do livro. Acho que foi um tanto difícil de escrever por não se passar grande coisa nele. É possível que acabe por cortá-lo na versão final.

E vou voltar às escritas!

Até amanhã!

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #8: O dia menos produtivo!


O oitavo dia foi o menos produtivo de todo o Camp Nanowrimo, ficando-me pelas 14 palavras, chegando ao total de 5847. Esta quantidade deve-se ao facto de apenas ter passado para o computador aquilo que tinha escrito à mão. E claro, ao passar, acrescentei algumas coisas, aumentando o total de palavras.

E agora vou indo, que amanhã tenho de escrever mais!

terça-feira, 7 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #7: E de volta ao normal... os atrasos!

O dia foi mais fraco que os anteriores: rendeu-me apenas 210 palavras, chegando ao total de 5833. Isto faz com que fique com um atraso considerável (cerca de 1900 palavras)! Que me sirva de consolação de ainda estar bastante melhor que no Camp Nanowrimo anterior.

Em termos de história não avancei muito.

Até amanhã, que tenho de voltar à escrita!

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #6: Recuperação lenta!


O dia até correu bem! Escrevi mais umas generosas 1082 palavras, um pouco menos que a marca diária mas sem me causar muito mais atraso! Cheguei às 5623! No mesmo dia do Camp Nanowrimo anterior tinha menos de metade das palavras!

Terminei o capítulo 16 e comecei no 17, talvez o último capítulo calmo antes do final.

E é hora de voltar às escritas!

Até amanhã!

domingo, 5 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #5: Recuperar!



O dia correu muito melhor que os anteriores, rendendo 1460 palavras chegando ao total de 4541. Tive de escrever tudo à mão o que não ajuda, por ser muito mais lento a escrever com caneta do que no computador. Esta recuperação é bastante positiva, se bem que ainda tenho um atraso considerável. No entanto, tenho mais que o dobro que tinha no mesmo dia do Camp Nanowrimo passado.

Finalmente terminei o capítulo 15 e avancei bastante no 16. A história está a caminhar a passos largos para o tão desejado desenlaçasse.

Até amanhã!


sábado, 4 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #4: Percalços no Caminho!

E, de repente, uma pessoa apercebe-se que também tem uma vida para além da escrita. é uma sensação rara, mas às vezes acontece e lá se vão os planos todos!
Apesar de todas as contrariedades, consegui escrever umas parcas 377 palavras, chegando ao total de 3081. Apesar do atraso ser um pouco preocupantes, estou muito melhor que no último Camp Nanowrimo, em que estava com menos 800 palavras do que estou agora.

Até amanhã!

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #3: Mais dactilografia que escrita...

Depois de um dia que corre muito bem, vem outro que corre um pouco "menos bem", por assim dizer. Voltei a escrever tudo à mão e grande parte do tempo investido foi a passar tudo para o computador. E assim desperdicei a maior parte do tempo! Escrevi um total de 271 palavras, chegando ao total de 2704. Ou seja, tenho um atraso ligeiro que é facilmente recuperável. Apesar de tudo, tenho mais 1100 palavras que no Nanowrimo anterior!

Como devem deduzir, a história não avançou muito. O único acontecimento digno de nota foi o facto de eu ter terminado o capítulo 14 e ter iniciado o 15.

E agora é hora de voltar às escritas!

Até amanhã!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #2: À mão também se escreve...

Hoje o dia correu muito bem em termos de escrita! Escrevi 1460 palavras, chegando ao total de 2433. Ou seja, estou um bocadinho adiantado. Estou a agarrar-me com unhas e dentes a todas as oportunidades para escrever. Escrevi as primeiras 600 palavras do dia no computador e as restantes à mão num caderno que passou a andar comigo. Usei a mesma estratégia durante o Nanowrimo, não que me tenha dado um grande total de palavras, mas ajudou a que não ficasse nenhum dia sem escrever.

Em termos da história, ontem completei o capítulo 13 e hoje dei um avanço considerável no 14 (que espero terminar com facilidade). Em termos de estrutura, cheguei ao ponto de desespero, em que tudo o que podia correr mal, corre ainda pior.

E agora é hora de voltar às escritas!

Até amanhã!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Camp Nanowrimo - Julho de 2015 #1: O Início...

E começou mais um Camp Nanowrimo!

Se comparar ao primeiro dia do último Camp Nanowrimo, fico bastante contente por ter escrito mais que o dobro das palavras! O facto de ter um computador com um sistema operativo decente (Linux) ajuda bastante (na última tentativa tive de me degladiar com o Windows, foi uma experiência não repetir!).

O persistente Canto do Rouxinol tem estado na minha lista de projectos desde Maio de 2012 (sim, há mais de 3 anos!). Sobreviveu a mais Nanowrimos e Camp Nanowrimos que qualquer outras coisa que me tenha proposto a fazer. E por isso, estou determinado a acabar, antes que acabe comigo!

Hoje fiquei-me pelas 973 palavras, menos 127 que a marca definida! Não foi mau, mas desconfio que amanhã consigo fazer melhor.

Até amanhã!

domingo, 28 de junho de 2015

Chá de Domingo #44: Aquecimento para o Camp NanoWrimo de Julho 2015

E vai mais uma voltinha!


E está quase a começar a altura mais infame do ano, pelo menos na minha opinião: O Camp Nanowrimo! Infame porque nunca consegui acabar nenhum e muito menos terminar algum livro neste período, apesar de já ter tentado 3 vezes!

A história responsável por todos estes desaires chama-se O Canto do Rouxinol, que comecei em 2012 e já sobreviveu a três Camp Nanowrimo (Abril de 2013, Julho de 2013 e Abril de 2015) e a dois Nanowrimos (2013 e 2014)! Será que à sexta é de vez?

Como meta, decidi impor 1100 palavras por dia, o que me parece ser razoavel.

Caso termine, irei continuar com o meu policial, intitulado "O Jarro de Porcelana".

Aqui fica o link para o manuscrito no site oficial do Camp Nanowrimo.
Mais alguém vai participar?

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Camp Nanowrimo - Abril de 2015: Dias 27 a 30 - O fim!

Devido a um problema de saúde súbito, vi-me obrigado a desistir do Camp Nanowrimo. Assim sendo, fiquei-me pelas 16004 palavras, menos 14000 que a meta. Cumpri pouco mais de metade do desafio. Escrevi cerca de dois capítulos no Canto do Rouxinol e doze no Jarro de Porcelana. Mesmo que não tivesse ficado doente, duvido que conseguisse cumprir o objectivo. O arrasto inicial prejudicou-me bastante.


Em Julho há mais...

domingo, 26 de abril de 2015

Camp Nanowrimo - Abril de 2015: dia 26 - Um passo de Gigante!

Em termos de escrita, o dia correu de forma excepcional! Escrevi 3150 palavras! Se todos os dias tivessem sido assim, teria terminado em dez dias! O total está nas 16004 palavras! Terminei os capítulos 10, 11 e 12! Foi um dia mesmo excelente, espero ter mais como este!

Aproveito para deixar mais algumas imagens de Aveiro: